Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / CIDADE LIMPA

23 de Agosto de 2018 16h12

Mais de 10 caminhões de lixo são retirados de área no bairro Miguel Sutil

23/08/2018

BRUNO VICENTE

Davi Valle

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá efetuou nesta semana a retirada de mais de 10 caminhões de resíduos em uma área situada no bairro Miguel Sutil. Localizado entre as Ruas Angelino Mancini, Elzira Thiengo Monteiro e José Monteiro da Silva, o espaço vinha sendo utilizado, de forma ilegal, como depósito de lixo. O trabalho de limpeza foi iniciado e concluído na última terça-feira (21) e contou com o empenho de uma equipe composta por cinco operários, uma pá carregadeira e dois caminhões do tipo caçamba.

A ação do município atendeu as solicitações feitas por moradores da região, junto à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. No pedido, os munícipes relataram que vinham sofrendo com diversos problemas ocasionados a partir da prática irregular adotada por algumas pessoas. Dentre as situações elencadas à pasta, estava o aparecimento de animais peçonhentos como aranhas, escorpiões e lacraias, colocando em risco a integridade física de adultos e crianças que residem na localidade.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, o trabalho de eliminação de bolsões de lixo está entre as iniciativas da Prefeitura que são realizadas de forma continuada. Ele explica que, diariamente, a pasta disponibiliza servidores e todos os maquinários necessários para atuarem em diversos bairros das diferentes regiões da cidade. No caso do Miguel Sutil, ele destaca que intervenção foi provocada pela denúncia efetuada pelos moradores em um dos canais de comunicação da Secretaria.

“Estamos, sistematicamente, promovendo ações que resultem na limpeza dessas áreas. Infelizmente, não temos um contingente e nem um mecanismo que nos possibilite fazer a identificação de todos os bolsões existentes na cidade. Por isso, dependemos muito dessa parceria com o cidadão, que deve sempre nos procurar para fazer essa denúncia e, caso possível, com imagens que nos permitam identificar e tomar as providências cabíveis contra os infratores que cometem esse ato de desrespeito com a população e o meio ambiente”, comenta o secretário.

A ação realizada no bairro Miguel Sutil também se encaixa no plano de limpeza da Prefeitura, que vem sendo executado com a missão de colocar Cuiabá no mapa das cidades mais limpas do Brasil. Segundo um levantamento da Secretaria de Serviços Urbanos, há cerca de três anos o município possuía aproximadamente 300 áreas utilizadas ilegalmente como depósito de lixo. De 2017 para cá, esse número foi reduzido para 80 mapeados. A meta, todavia, é conseguir sanar esse tipo de demanda, tornando a Capital um exemplo a ser seguido nesse quesito.

Para comunicar a existência e colaborar no combate a bolsões de lixo, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria de Serviços Urbanos pelos seguintes telefones: (65) 3645-5518 e (65) 9 9331-7826.