Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / BAIRRO ITAMARATI

06 de Janeiro de 2018 11h19

Limpeza, plantio de mudas e construção de calçadas marcam a primeira edição do Mutirão de 2018

06/01/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

Contando com o empenho e dedicação de mais de 200 servidores, a Prefeitura de Cuiabá deu início neste sábado (06) ao cronograma de trabalho do já tradicional Mutirão da Limpeza. Sendo executado pela primeira vez em 2018, o programa contemplou o bairro Residencial Itamarati, localizado na região Leste cuiabana, levando para a comunidade a prestação de diversos serviços de zeladoria que colaboram para a melhoria na qualidade de vida de milhares de moradores.

A ação contou com a execução de limpeza de ruas e calçadas, pintura de meio-fio, poda de árvores, roçagem, serviço de manutenção na iluminação pública, além o reforço na coleta de lixo, desenvolvido por meio de parceria com a empresa Locar Saneamento Ambiental.  No período das 7h às 11h, os trabalhadores de limpeza urbana promoveram ainda o recolhimento de materiais secos descartados por moradores e também a eliminação de bolsões de lixo encontrados na região.

Além disso, nesta primeira edição, esteve ainda na programação o plantio de mudas nativas e a implementação do programa “Minha Rua com Calçada”. Através dessa iniciativa, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos deu início ao trabalho de revitalização da calçada da Emeb 12 de Outubro, garantindo a limpeza completa do local e, posteriormente, a concretagem e arborização do ponto de passagem de pedestre.

“Essa é uma escola que possui um grande número de alunos e, até esse momento, não possui essa passagem. Infelizmente, agravando ainda mais esse fato, as laterais da unidade de ensino vinham sendo usadas como bolsão de lixo. Por isso, atendendo a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro para que ampliássemos o ‘Minha Rua com Calçada’, aproveitamos o mutirão para realizar o calçamento e arborização da escola, deixando-a com um visual completamente diferente”, comentou o secretário José Roberto Stopa.

Destacando todo o sucesso do programa em 2017 e sua grande aceitação popular, o diretor de Limpeza Pública, Rinaldo Antônio Nunes dos Anjos, ressaltou que a meta para este ano é ampliar o atendimento para o maior número de bairros possíveis. Ele lembrou ainda que, além do trabalho realizado no Itamarati, a Secretaria disponibilizou ainda uma esquipe com cerca de 30 trabalhadores para executarem o mesmo trabalho na comunidade São Gonçalo Beira Rio, onde acontece neste fim semana a abertura oficial das comemorações de 300 anos da localidade.

“O nosso serviço de limpeza é constante. O mutirão é apenas um reforço para o trabalho que já desenvolvemos diariamente. Queremos melhorar ainda mais nosso atendimento esse ano, pois estamos buscando transformar Cuiabá uma cidade mais limpa, bela e melhor para se viver”, afirmou.

Com uma equipe do “Cata-treco” presente na ação, o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos, contou que o Itamarati é o sexto bairro atendido neste ano pelo programa que dá aos moradores a oportunidade de fazer o descarte de maneira correta de materiais considerados sem utilidade, evitando que os mesmo sejam despejados em espaços inapropriados. Segundo Anderson, além do Itamarati, também foram contemplados os bairros Nova Canaã, Jardim Paraná, Jardim Gramado e Guaicurus.  

“Foi uma semana muito produtiva e hoje demos inicio a parceria de sucesso entre os programas Mutirão e Cata-treco. Nossa expectativa é de que, ao final da ação, consigamos fazer o recolhimento de 50 toneladas de resíduos secos e mais 100 toneladas de lixo dos bolsões. Temos algumas áreas já detectadas aqui com todo o tipo de materiais que não deveriam ser descartados nesses locais. Estamos fazendo a retirada desse lixo e, caso seja necessário, retornaremos ao longo da semana para finalizar a ação”, pontuou Matos.