Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / CARNAVAL 2018

12 de Fevereiro de 2018 12h57

Limpeza e higienização da Orla do Porto é garantida todas as manhãs pela Prefeitura

12/02/2018

BRUNO VICENTE

Sicom

Arquivo

Mais de 30 trabalhadores da limpeza urbana têm sido disponibilizados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos para a realização da limpeza diária da Orla do Porto, durante as festividades de carnaval. A força-tarefa, que conta ainda com o apoio de equipes da Locar Saneamento Ambiental, empresa responsável pela coleta regular de lixo na Capital, e também de servidores das cooperativas de catadores de materiais recicláveis, permitiu que durante esses três dias de folia mais de 15 toneladas de lixo fossem recolhidos do ambiente.

A ação, que tem sido realizada ainda em outros pontos como Praça da Mandioca, Sesi Papa e comunidade São Gonçalo Beira Rio, é uma etapa fundamental executada pela Prefeitura de Cuiabá, no intuito de garantir que a população cuiabana possa desfrutar com o maior conforto e comodidade possível, de todas as atrações proporcionadas pela grande festa popular. A medida está sendo colocada em prática a partir de um planejamento inicial, onde foi estipulado que tão logo fossem encerradas as atrações as equipes já dessem andamento na importante tarefa.

“Para que todo evento tenha sucesso é necessário que, quando chegue ao local, a pessoa encontre um ambiente seguro, bem organizado e limpo. É isso que os cuiabanos têm visto durante todos os dias aqui na Orla e por esse motivo nosso carnaval está sendo um sucesso. Essa preocupação com a limpeza faz parte de uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro para que não poupássemos esforços para cuidar desse espaço que o povo cuiabano tem abraçado com tanto carinho”, argumenta o secretário José Roberto Stopa.

Além de todo contingente de trabalhadores, o serviço de limpeza e higienização do principal ponto de concentração dos cuiabanos nesse feriado conta ainda com o auxílio de quatro caminhões pipas, uma máquina de varrição e caminhões caçambas. Outro fator colaborativo também adotado pela Secretaria de Serviços Urbanos foi a distribuição, ao longo de todo espaço, de 30 novas lixeiras e mais seis containers móveis, atuando assim de maneira preventiva e proporcionando uma redução no número de descarte de lixo em locais inapropriados.  

“Estamos com todos esses trabalhadores e máquinas para garantir a retirada de todo os resíduos. Existe uma preocupação ainda maior da nossa parte por se tratar de um espaço próximo ao Rio Cuiabá. Pedimos sempre a colaboração da população para que não jogue o lixo no chão. Que as pessoas venham como suas famílias, brinquem, aproveitem essa grande festa, mas que tenham também a preocupação com o meio ambiente. Especificamente na Orla, as lixeiras estão bem distribuídas, porém, infelizmente algumas pessoas ainda não têm a consciência do quanto é prejudicial descartar um resíduo no chão”, finaliza o secretário.