Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / QUEIMADA

09 de Setembro de 2019 16h10

Incêndio em Ecoponto é controlado e Secretaria vai registrar B.O para investigar causas

09/09/2019

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

O espaço onde funcionava um dos EcoPontos da Prefeitura de Cuiabá, localizado na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, foi atingido nesta segunda-feira (09) por um incêndio, ainda com causas a serem investigadas. A ocorrência teve início por volta das 13h e foi controlada poucas horas depois.

A medida de contenção contou com a atuação do Copo de Bombeiros, Defesa Civil de Cuiabá e caminhões pipas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Agora, a Pasta inicia um trabalho de monitoramento da área, visando impedir novos focos surjam a partir da queimada. Um Boletim de Ocorrência (B.O) também será registrado, para que as investigações sejam iniciadas.

“Aqui funciona uma área de transbordo, onde recebemos materiais durante toda a semana e damos a destinação correta. Acreditamos que tenha sido um incêndio causado de forma intencional e procuramos, de imediato, controlá-lo para que não causasse algum tipo de dano nas propriedades vizinhas. A partir de agora, a área será desativada até que um novo local seja preparado para o funcionamento”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos.

Na área, a população podia fazer o descarte de materiais que não são recolhidos pelo serviço de coleta de lixo domiciliar. Diariamente, o local recebia resto de construções civis, podas de árvores, móveis inservíveis, e outros tipos de resíduos. Ainda no espaço, era feita a separação dos materiais recicláveis, que são doados para as cooperativas, daqueles que não são recicláveis, posteriormente levados para o aterro sanitário.

Além do trabalho de contenção, comandado pelo Corpo de Bombeiros e auxiliado pela Serviços Urbanos, a Defesa Civil Municipal também desempenhou um importante papel de isolamento da área e garantia na segurança. O representante do órgão, Ten. Cel. Paulo Selva, também explicou que, conforma as especificações técnicas, os resíduos depositados na área não são considerados inflamáveis.

“Classificamos esses resíduos que estavam depositados aqui como materiais combustíveis. Eles se diferenciam em suas especificações de inflamável. Os inflamáveis apenas pelo simples fato de serem submetidos a um determinada temperatura, que chamamos de temperatura de ignição, eles já entram em combustão. Já os materiais combustíveis precisam de uma fonte de calor para que ele produza a quantidade de energia suficiente para entrar em combustão”, destacou o assessor técnico.