Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / LIMPEZA GARANTIDA

02 de Março de 2017 11h51

Força-tarefa recolhe 80 toneladas de lixos durante o carnaval

02/03/2017

BRUNO VICENTE

A Secretaria de Serviços Urbanos, em parceria com a empresa responsável pela coleta de resíduos na Capital, ECOPAV, e com as cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, Coopermar e Coorepam, realizou uma grande força-tarefa durante o período carnavalesco, o que resultou no recolhimento de 80 toneladas de lixos. A operação foi executada nos quatro principais pontos de aglomeração do carnaval, sendo a Orla do Porto, Praça da Mandioca, Distrito da Guia e o Memorial João Paulo II, que recebeu o evento religioso “Vinde e Vede”.

Os trabalhos seguiram um planejamento inicial que estipulava que a força-tarefa fosse colocada em prática tão logo os eventos fossem encerrados. Dessa forma, durante os cinco dias de festividades cerca de 130 servidores, entraram em ação às 6h, e às 8h, a sociedade cuiabana já desfrutava dos locais limpos e com trânsito liberados.

“Nos organizamos para que este ano, logo nas primeiras horas do dia, os quatro locais já estivessem liberados para a população. Essa foi uma determinação do prefeito, e creio que alcançamos o objetivo. Pois às 8h da manhã tudo já estava limpo e a espera do novo público”, frisou José Roberto Stopa, secretário municipal de Serviços Urbanos.

Conforme explicou o diretor municipal de resíduos sólidos, Anderson Matos, os servidores da Secretaria executaram os serviços de varredura e recolhimento dos lixos e, em seguida os ambientes foram lavados para que os restos de bebidas não ocasionassem “mau cheiro”. Todo esse trabalho foi realizado com o apoio das cooperativas que fizeram a coleta separando os resíduos recicláveis dos orgânicos, o que trouxe benfeitorias para o meio ambiente.

Para Matos, a união com a ECOPAV e as duas cooperativas permitiu que os serviços acontecessem de forma otimizada e com a reponsabilidade de dar a destinação correta aos resíduos descartados. Ele conta que ação contou ainda com a participação de fiscais no intuito de garantir que cada comerciante também mantivesse limpos os locais em que foram instalados durante as festividades.

“Para que tudo ocorresse bem durante o carnaval cada um teve que contribuir de alguma forma. E a nós, da Secretaria de Serviços Urbanos, coube garantir que no fim das festas os locais não ficassem afetados pelo acumulo de lixo. A colaboração da ECOPAV, da Coopermar e da Cooperunião, foi de extrema importância para a execução dessa força-tarefa”, pontuou o diretor.