Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / Subterrâneas

18 de Janeiro de 2017 11h44

Emanuel Pinheiro anuncia a implantação de lixeiras subterrâneas na Capital

18/01/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Tchélo Figueiredo

O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, anunciaram na manhã desta quarta-feira (18) a implantação de lixeiras subterrâneas na Capital. As primeiras oito unidades serão instaladas nas praças centrais Alencastro, 8 de Abril e Ipiranga, além da Popular.

Com o objetivo de evitar o descarte inadequado de resíduos sólidos, o projeto visa também criar a cultura da reciclagem na população. Para isso, serão alocadas duas lixeiras na superfície discriminando qual tipo de lixo pode ser depositado nelas (secos e úmidos) e subterraneamente dois contêineres de aproximadamente 700 quilos receberão o detritos separadamente. A destinação final do material reciclável será as cooperativas, enquanto o material orgânico será encaminhado para o novo Aterro Sanitário.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, a proposta vai além do ordenamento dos espaços urbanos, compreendendo também uma questão de saúde pública. “A exposição dos resíduos sólidos apresenta riscos à população, podendo acarretar em doenças. Os odores e a sujeira que o descarte impróprio gera também compromete a limpeza da nossa cidade, tornando o ambiente nocivo”, diz.

Em fase final de concepção, o projeto será encaminhado para a Secretaria Municipal de Gestão ainda nesta semana para os devidos pareceres. Em seguida ele será entregue à Procuradoria Geral do Munícipio, que fará os últimos ajustes em cumprimento das normas técnicas necessárias em até 90 dias o edital da licitação será concretizado para então ser lançado no Diário Oficial de Contas.

“O projeto está em estágio avançado e vai beneficiar toda a Cuiabá diretamente. Com as lixeiras subterrâneas e seus contêineres instalados a cerca de dois metros do nível da calçada, vamos conseguir administrar melhor os logradouros públicos, à medida que sanamos o problema de depósito de resíduos em calçadas e ruas”, conclui Stopa.