Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / GRANDE AÇÃO

24 de Julho de 2017 11h24

Em seis meses, Mutirão da Limpeza chega a 36 bairros contemplados

24/07/2017

BRUNO VICENTE / ADÃO DE OLIVEIRA

Luiz Alves

Arquivo

Desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá como um importante auxiliador na melhoria da aparência dos bairros da Capital e na qualidade de vida dos cuiabanos, o programa Mutirão da Limpeza atingiu a marca de 36 comunidades atendidas durante os primeiros seis meses de 2017. O número é confirmado pelo cronograma de trabalho da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que no último sábado (22) levou a grande ação até os bairros Campo Velho e Jardim Paulista.

Planejado para atuar de maneira permanente e contemplar todas as regiões da cidade, o mutirão percorre a cada fim de semana uma localidade diferente, levando aos residentes dos bairros beneficiados os serviços de limpeza de ruas, pintura de meio-fio, roçagem, troca de lâmpadas em postes de iluminação pública, podas de árvores, eliminação de bolsões de lixo, além do “cata-treco”, responsável por fazer o recolhimento de bens inservíveis descartados pela população.

Para a diarista Glaucia Monteiro, moradora do Jardim Paulista há pelo menos 40 anos, o Mutirão da Limpeza, além de deixar o bairro mais belo, também é visto como um ato de valorização da comunidade por parte da gestão do Município. Ela destaca que para que o serviço alcance os resultados positivos é necessário que a população faça sua parte, sempre evitando jogar lixo em áreas proibidas.

“Para nós é uma satisfação em receber um trabalho como este, onde todo o lixo é retirado do nosso bairro. Estávamos aguardando por esse serviço há muito tempo e agora estamos podendo ver como o bairro fica mais bonito. O cata-treco nos dá a oportunidade de fazer o descarte correto”, comentou Monteiro.

Conforme o secretário José Roberto Stopa, seguindo a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro de promover aos cidadãos cuiabanos a humanização em todos os serviços prestados pelo poder público municipal, a Pasta tem estudado formas de efetivar e ampliar ainda mais o atendimento do Mutirão, no intuito de prevenir uma série de problemas que afetam a saúde do munícipe o meio ambiente cuiabano.

“Todo local limpo e preservado deixa de ser um ponto que ofereça algum problema para a sociedade, seja no quesito saúde ou até mesmo no campo da segurança. Sabemos, por exemplo, que infelizmente Cuiabá ainda sofre por conta de doenças transmitidas pelo Aedes aegipty e o mutirão é uma ferramenta fundamental na eliminação dos focos de reprodução desse inseto”, explicou Stopa.

Segundo o diretor de Limpeza Pública, Rinaldo Antônio Nunes, a cada nova ação a Secretaria disponibiliza cerca de 200 servidores, 20 caminhões, e pelos menos duas pás carregadeiras que auxiliam na limpeza de áreas utilizadas indevidamente para o descarte de resíduos. De acordo com ele, todo esse aparato permite que os trabalhos sejam realizados de maneira ágil e eficiente.

“A ordem é retirar tudo aquilo que toma espaço nos terrenos e muitas vezes faz dessas áreas um ambiente sujo e insalubre. Isso é independente do tamanho do bairro. Seja ele de pequeno ou grande porte, nosso empenho será sempre o mesmo. Por isso, pedimos a paciência do morador, pois dependendo da quantidade de lixo, não conseguimos fazer todo recolhimento em apenas um dia. Neste caso, retornamos no início da semana para finalizar”, finalizou Rinaldo 

Bairros atendidos

Até o momento, foram beneficiados com o programa de limpeza os bairros: Grande Terceiro, José Pinto, Jardim Araçá, São Benedito, Santa Isabel, São João Del Rey, Osmar Cabral, Novo Mato Grosso, Altos da Serra, Dom Aquino, Jardim Primeiro de Março, Porto, Planalto, Cohab São Gonçalo e Residencial Coxipó.

Além deles, ação também contemplou o Vila Verde, Parque Residencial, Jardim Presidente I e II, São Sebastião, Jardim Florianópolis, Três Barras, Pedra 90, Morado do Ouro, Jardim Califórnia, Novo Paraiso, Jardim Vitória, Coophema, Praeirinho, Pedregal, Areão, Salvador Costa Marques, Belita Costa Marques, Tijucal, Campo Velho e Jardim Paulista.