Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / TRANSFORMAÇÃO

08 de Outubro de 2017 09h32

Educação ambiental e cidadania ampliam atendimento do tradicional Mutirão da Limpeza

08/10/2017

RAFAELA GOMES CAEATANO

Gustavo Duarte

Transformar as comunidades e prepará-las para um futuro sustentável são as grandes premissas do novo programa “Viver Cuiabá — Rumo aos 300 anos”, que a partir deste sábado (07), passa a fazer parte da série de iniciativas que englobam o tradicional Mutirão da Limpeza da Prefeitura de Cuiabá. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a proposta visa trazer educação ambiental e cidadania às comunidades atendidas semanalmente, através de rápidas palestras e passeios lúdicos que permitam aos moradores visitar os principais pontos turísticos da Capital.

“O município entende que muito mais que garantir a execução plena dos serviços essenciais, é fundamental atuar como agentes transformadores, que orientam as comunidades presentes na Capital a cuidar de toda a estrutura que os norteiam. Este programa tem o objetivo de desenvolver a cultura da educação ambiental no nosso meio, através de orientações dinâmicas que auxiliem o cidadão a dimensionar seu papel como um munícipe ativo, que faz parte da construção do bairro onde mora. O cuidado com as árvores, a importância do descarte regular de resíduos sólidos e a sustentabilidade por meio da coleta seletiva são algumas das lições que ofereceremos a todos os moradores contemplados com o mutirão. Aliado a isso, nossas equipes seguem com os trabalhos de zeladoria, realizando podas, troca de lâmpadas, entre outros serviços”, afirmou José Roberto Stopa, secretário municipal de Serviços Urbanos.

Com o objetivo de envolver a população de maneira atraente, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos trouxe uma novidade como parte deste programa, com a chegada do Ecobus, que iniciou sua trajetória na região do Santa Isabel e Jardim Araçá, contemplados pelas atividades do mutirão neste sábado. Trazendo 10 opções de rotas semanais, o passeio traz novos ares às comunidades, permitindo que idosos e crianças façam prazerosas visitas a espaços como o Parque Tia Nair, Parque das Águas e a Orla do Porto. Segundo o diretor de Resíduos Sólidos da Capital, Anderson Matos, os visitantes podem optar por três pontos turísticos, que também incluem museus, entre tantos outros.

“O Ecobus é uma jornada por um universo de aprendizagem e transformação de conceitos, uma vez que os leva a viver a Cuiabá que os rodeia, compreendendo seu papel como um agente participativo da construção da Capital do futuro. Muito mais que estes passeios, o ônibus é também a nossa sala de aula, o local onde essas lições são ensinadas aos sábados, por nossas educadoras ambientais. Com tempo de duração reduzido, estas palestras ampliam o entendimento do cidadão sobre o meio ambiente, à medida que assuntos mais específicos e que fazem parte da rotina de todos nós, como a separação do lixo antes de seu descarte, também são ensinados”, pontuou.

O “Viver Cuiabá” também expande o conhecimento teórico de maneira prática, através da implantação do Disque Cidade Verde. Este canal liga o munícipe à gestão pública, permitindo que ele solicite a plantação de árvores em sua região. Executado pelas equipes da Prefeitura, este trabalho é previamente agendado entre o morador e a Secretaria de Serviços Urbanos, que também orientará-lo a respeito dos cuidados de preservação da nova muda plantada. A solicitação poderá ser feita em três plataformas distintas, como salientou Anderson. “Estamos recebendo os pedidos pelo número 3645–5517, através do Whatsapp, 99331–7826 e pela nossa página do Facebook, intitulada Disque Cidade Verde Cuiabá”.

Este trabalho de transformação age de maneira intimista e sensível, com o auxílio das educadoras ambientais, que percorrem as casas dos bairros contemplados pelo mutirão. Através de abordagens pessoais, os moradores são contemplados com rápidas orientações quanto ao programa de reciclagem que está sendo reimplantado pelo município, além de dicas sobre como efetuar a coleta seletiva dentro de casa sem mistérios.

“Com o auxílio de um panfleto feito em parceria com a Tetra Park, conversamos com a comunidade de maneira bem simples e direta, mostrando o quão simples é exercer a cidadania através da coleta de lixo. Estamos fortalecendo também o retorno do projeto Recicla Cuiabá, que já é uma realidade no bairro Morada da Serra, passando todas as quintas-feiras para fazer a retirada de materiais recicláveis. Em breve implantaremos o mesmo serviço nos bairros Santa Inês e Santa Rosa”, revelou Márcia de Souza Cardoso, educadora Ambiental do município.

Para as duas primeiras comunidades beneficiadas com a ampliação do mutirão, a Prefeitura dá um passo ousado em direção a uma sociedade ambientalmente participativa, que faz a sua parte a fim de garantir uma cidade mais ordenada e com uma qualidade de vida melhor. Segundo o presidente do bairro Santa Isabel, Clebinho, as mudanças aplicadas de maneira regional atingem âmbito geral em toda a cidade. “É um trabalho minucioso, onde sementes são plantadas para gerar frutos duradouros em longo prazo. O bairro ganha, pois se sente ainda mais valorizado, e a população amadurece, entendendo que construir uma cidade sadia é papel de todos nós”, disse.

Já para Evanildo Martins da Fonseca, presidente do bairro Jardim Araçá, o mutirão e o programa “Viver Cuiabá” “vai ao encontro das necessidades de todos os moradores. É um trabalho que cria uma consciência cidadã em todos aqueles que são contemplados”, completou.

Para os moradores, a ampliação do serviço mostra que o município está disposto a continuar investindo na vida da população, fortalecendo também as comunidades e seu papel social para a construção da história do bairro. “A ideia é excelente, pois sentimos falta da quantidade de árvores que tínhamos no passado. Todo esse conceito de transformação de maneira prática é importante para nós, pois fortalece o sentimento de que a Prefeitura trabalha pensando nos moradores, buscando sempre melhorar o atendimento”, concluiu Maria Divina, moradora do Santa Isabel há 40 anos.