Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos /

26 de Setembro de 2012 14h29

Cuiabá Recicla: Trabalhadores da Coopemar recebem curso de capacitação

26/09/2012

Patricia Sampaio - SMSU

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), juntamente com o Centro de Referência Valorizando Vidas (CRVV), está realizando, nesta quarta-feira (26-09), no auditório da SMSU, das 8h às 17h, o curso de capacitação para os cooperados da Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis (Coopemar), visando o projeto “Cuiabá Recicla”.

O projeto tem como plano piloto atender as bairros do CPA I, II, III, IV e Morada do Ouro. Seu objetivo é implantar a coleta seletiva de lixo na capital, e dar o tratamento e a destinação adequada aos resíduos sólidos, promovendo assim a conservação ambiental.

O curso será dado pelo secretário da SMSU, Andelson Gil do Amaral, falando sobre o projeto e sua importância, secretário-adjunto de Gestão, Moisés Antunes, que irá falar sobre “Motivação”, a técnica de segurança no trabalho, da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMTDE), Miriam Águiar, sobre a Segurança e Saúde do trabalho na reciclagem,  e o fiscal de limpeza e biólogo, Tony Churing, que dará uma aula sobre Educação Ambiental para coleta seletiva solidária, finalizando com a presença da primeira dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo.

Posteriormente, será feita a mobilização juntos aos moradores da “grande Morada da Serra”, através das associações de moradores, clube de mães, escolas, igrejas, comércio, realizando palestras informativas, distribuindo folders e visitando as casas porta-a-porta, com entrega de kits contendo sacos para separar recicláveis, panfletos informativos e calendário de coleta.

De acordo com o biólogo e fiscal de limpeza da SMSU, Tony Churing, o “Cuiabá Recicla” visa a separação dos materiais recicláveis daqueles que são realmente lixo, criando possibilidades de geração de emprego e renda, oportunizando melhoria na qualidade de vida de todos os envolvidos.

As datas para o início da mobilização e lançamento do projeto “Cuiabá Recicla” ainda não foram definidas, mas, de acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Andelson Gil do Amaral, tudo acontecerá dentro vinte dias.

O lançamento do projeto será no bairro CPA I, onde os trabalhos da coleta seletiva iniciarão. A meta é que neste primeiro bairro 380 residências, aproximadamente, recebam a visitas das equipes do “Cuiabá Recicla”.

As principais ruas e avenidas do bairro CPA I que o projeto percorrerá são: avenidas Brasil, Pernambuco, Senador Jonas Pinheiro e Coxipo Mirim, ruas Pará, Profª Alice Freire, Bahia, Prof° Amaro de Figueiredo, 11, SD, Amapá, 10, 21 e Hortencias.

Vale ressaltar que, materiais orgânicos são vidros, papéis, metais, plásticos, etc. Já os materiais inorgânicos são compostos por restos de comida, frutas, verduras, aparas de grama e esterco, entre outros.

 A sede do projeto “Cuiabá Recicla” está localizada na avenida principal do bairro Altos da Glória.