Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / ZELADORIA

10 de Agosto de 2018 09h40

CPA I abre cronograma de agosto do programa Mutirão da Limpeza

10/08/2018

BRUNO VICENTE

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Cerca de três mil moradores do bairro CPA I, situado na região Norte da Capital, serão beneficiados por uma das mais importantes operações de zeladoria da Prefeitura de Cuiabá. A partir das 7h deste sábado (11), os habitantes do tradicional comunidade cuiabana presenciarão a realização de uma grande ação de limpeza e embelezamento em todas as ruas, por meio do programa “Mutirão da Limpeza”. O trabalho será executado por mais de 250 trabalhadores, com o apoio de aproximadamente 15 caminhões.

Prestes a completar 39 anos de fundação neste mês de agosto, o conjunto habitacional é considerado precursor da região Norte cuiabana. A localidade foi uma das primeiras a surgir na região, que é dona do maior índice populacional de Cuiabá e hoje conta com mais de 70 bairros estabelecidos. A atuação no CPA I abre o calendário de atendimento de agosto que, até o fim do mês, deve contemplar pelo menos quatro comunidades.

Durante toda a manhã, os trabalhadores executarão no local os serviços como varrição das vias, pintura de meio-fio, poda de árvores, jardinagem nas praças, troca de lâmpadas e postes de iluminação pública. O Mutirão é efetuado, permanentemente, todos os fins de semana e visto, tanto pela gestão do Município quanto pelos moradores dos bairros atendidos, como uma fundamental atividade de melhoria na qualidade de vida do cidadão e valorização de todas as regiões da cidade.

“O Mutirão oferece um atendimento universal, abrangendo toda cidade. Na semana passada, por exemplo, levamos o programa para o bairro Areão, na região Leste. Para este sábado, escolhemos o CPA I, que representa a Norte. Isso demonstra nossa intenção de atender a cidade como um todo. Infelizmente, não conseguimos atuar em muitos bairros ao mesmo tempo. No entanto, na medida do possível, estamos sempre buscando ampliar esse tipo de intervenção, que proporciona para moradores, como do histórico e grandioso CPA I, um ambiente mais limpo, bem cuidado, e livre de situações que possam afetar diretamente na saúde da população”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Também está programada a realização de eliminação de possíveis bolsões de lixo que possam ser encontrados na localidade e ainda de uma verdadeira “força-tarefa” no serviço de coleta de lixo domiciliar. Ainda no mesmo dia, a Prefeitura também colocará em prática mais uma edição do programa “Cata-treco”. Por meio dessa inciativa, os moradores terão a oportunidade de efetuar o descarte de diversos tipos de materiais que não possuam mais utilidade, de maneira segura e em conformidade com as leis ambientais brasileiras. 

“O Mutirão nada mais é que a junção de várias ações, que são realizadas diariamente ao longo da cidade, sendo executadas em apenas um dia. Para conseguirmos alcançar o resultado almejado e atender com eficiência a comunidade, montamos uma grande mobilização de servidores e maquinários. Temos esse grande desafio de tornar a Cuiabá dos 300 anos uma cidade melhor em todos os aspectos e não pouparemos esforços para assegurar isso ao cidadão. O programa é uma importante ferramenta utilizada dentro desse objetivo”, pontua o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.