Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / GRANDE AÇÃO

09 de Junho de 2017 15h45

Coophema e bairros vizinhos recebem Mutirão da Limpeza neste sábado

09/06/2017

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

O Mutirão da Limpeza, realizado todos os fins de semana pela Prefeitura de Cuiabá, irá beneficiar no sábado (10) diversos bairros da Região Sul. A ação permanente, que leva as comunidades cuiabanas os serviços de poda de árvores e arbustos, limpeza de ruas, pintura de meio-fio, e eliminação de bolsões de lixo, atenderá desta vez o bairro Coophema e suas adjacências. Ao todo mais de 200 servidores estarão, desde as primeiras horas, empenhados na execução dos trabalhos.

“Todo sábado a gente escolhe um bairro que está com grandes problemas de lixo, especialmente nas áreas onde há certa dificuldade de descarte, e realizamos ali um verdadeiro pente fino. Nosso intuito é conseguir acabar com os bolsões de lixo já que, infelizmente, quando a pessoa não consegue descartar na coleta normal, ela acaba jogando em uma área verde, em um córrego, ou qualquer outro lugar que não é permitido”, explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

O projeto, idealizado principalmente com o objetivo de limpar e melhorar a aparência dos bairros, também tem sido um grande auxiliador no plano de combate das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, desenvolvido pela gestão municipal. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos tem realizado a ação também contanto com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, responsável por elaborar o levantamento das áreas com maior incidência do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus.

“Temos esse trabalho em conjunto com outras secretarias, onde conseguimos identificar os bairros em situação mais urgente em relação à infestação do mosquito. É um projeto que realizamos para deixar a cidade mais limpa e ainda contribuímos para a melhoria da qualidade de vida do cidadão, por meio da colaboração na luta contra esse inseto que tem incomodado e causado mal para nossa sociedade”, comentou o secretário.

Além disso, através do “cata cacareco”, o mutirão é uma oportunidade para que os moradores dos locais contemplados possam fazer o descarte correto de objetos que não serão mais utilizados. Nesse sentido, a orientação é que a população faça antecipadamente a limpeza de seus quintais e deixe todos os materiais a ser descartados separados para que a equipe de serviço possa coletar e dar a destinação apropriada aos resíduos.

“Nós recolhemos nesses locais fogões, geladeiras, televisores, sofás e tudo aquilo que a coleta de lixo normal não faz o recolhimento. É um trabalho de grande importância para Cuiabá, por isso é extremamente necessária a participação efetiva dos moradores”, pontuou Stopa.