Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / PRESERVAÇÃO

29 de Agosto de 2018 10h45

Clima seco exige cuidado diferenciado com a vegetação das praças e canteiros

29/08/2018

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Se para o ser humano o clima seco, enfrentado nas últimas semanas, exige a adoção de determinadas medidas em favor da preservação do bom estado de saúde. Com as variadas espécies de vegetação esse processo não é diferente. A mistura de alta temperatura com uma umidade relativa do ar fora dos padrões considerados aceitáveis requer a aplicação de um plano diferenciado ao comumente adotado em outros períodos do ano. É seguindo esse conceito que a Prefeitura de Cuiabá tem atuado, diariamente, nas dezenas de praças e canteiros da Capital.

De acordo com o cronograma de operação, montado e executado pela equipe de jardinagem e paisagismo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, mais de 15 caminhões percorrem, durante as 24 horas do dia, diferentes pontos da cidade. Divididos em equipes de dois turnos, o primeiro grupo assume o trabalho logo às 7h e segue até às 18h. A partir do início da noite, um novo plantel de servidores toma a frente da demanda e avança até as primeiras horas da madrugada, mantendo as plantas irrigadas.

“Nesse período de seca adotamos uma prática diferenciada, intensificando a ação dos nossos caminhões pipa, no sentido de, pelo menos, mantê-las vivas. Neste momento, estamos operando com cerca de 15 caminhões, objetivando oferecer as condições mínimas para que a vegetação consiga superar essa temporada e, após isso, voltamos a atuar no sentido de deixá-las vistosas e bonitas. Na verdade, empenhamos todo um esforço, visando colher os frutos desse procedimento, alguns meses depois, com toda a beleza que essas plantas oferecem para nossa cidade”, explica o secretário José Roberto Stopa.

Conforme relata Stopa, a Secretaria conta com aproximadamente 50 funcionários preparados, especificamente, para atuarem no campo do plantio e manutenção da vegetação existente nos espaços públicos de Cuiabá. Segundo ele, os cuidados empregados, tanto no período de seca quanto na temporada de chuva, levam sempre em consideração as características de cada planta. O secretário salienta que toda essa precaução é exercida desde a escolha das espécies apropriadas para o clima da Capital e segue sendo praticado no pós-plantio.

“Os serviços de jardinagem e paisagismo ajudam a embelezar nossa cidade, utilizando-se das características naturais das plantas para deixar os canteiros e praças mais coloridos. Temos levado essa prática para diversos pontos e pretendemos seguir ampliando ao longo do ano. Neste momento, estamos executando um plano paisagístico, por exemplo, nas avenidas Mato Grosso, Ten. Cel. Duarte e Historiador Rubens de Mendonça. No entanto, não basta plantar as espécies. É preciso realizar um trabalho que mantenha toda essa vegetação bem cuidada”, pontua o gestor.