Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / COLETA DE LIXO

25 de Outubro de 2018 16h43

Cinco toneladas de lixo foram retiradas das ruas da região central de Cuiabá

25/10/2018

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

Arquivo

Cinco toneladas de lixo foram retiradas das ruas da região central durante o serviço de coleta da equipe de limpeza urbana da Secretaria de Serviços Urbanos, desde a madrugada desta quinta-feira (25). Todo entulho retirado foi armazenado no coreto da Praça Alencastro para chamar a atenção da população em relação a quantidade de sujeira que é retirada do chão das ruas diariamente, sendo depois encaminhada ao aterro sanitário para a correta destinação dos resíduos.

De tudo um pouco foi retirado das ruas como sofás, geladeiras, garrafas, caixas de madeira, entre outros. A ação de intervenção Urbana faz parte da programação da Semana Lixo Zero promovida pelo Instituto Lixo Zero (ILZ) em parceria com a Prefeitura de Cuiabá que tem como objetivo despertar a consciência da sociedade para o problema da sujeira das ruas, sendo esse é um dever de todos, não só da Prefeitura, mas de todo cidadão que deve aprender a fazer o descarte dos resíduos em locais adequados. “Existem lixeiras espalhadas por todos os lados, em pontos estratégicos e de fácil acesso das pessoas. Mesmo assim, o mau hábito persiste, o de jogar o lixo no chão”, disse o diretor do Grupo de Educação Ambiental Teoria Verde, Jean Pelicari.

Apesar de esta ser uma das ações que está sendo realizada dentro da programação da Semana Lixo Zero, que vai até sábado, 27 de outubro, essa ação de limpeza urbana está dentro do planejamento de trabalho da Prefeitura, que por meio de uma atuação planejada, conta com a dedicação diária de mais de 100 operadores de limpeza pública que fazem o serviço de varrição das ruas e retirada dos lixos da região central do Município. Essa ação também é executada, simultaneamente, nas demais regiões da Capital. “É dessa forma que a Prefeitura de Cuiabá garante o zelo em toda extensão do Centro Histórico de Cuiabá e demais regiões da cidade”, destacou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Para assegurar o êxito nessa importante tarefa, os trabalhos se iniciam logo às 6h e seguem até as 22h. Respeitando as leis trabalhistas, a carga horária é dividida entre dois grupos, que atuam em períodos e trechos distintos. Dessa forma, o Município consegue assegurar que todas as zonas, pré-estabelecidas no planejamento, sejam constantemente contempladas com o serviço. Além de colaborar com o embelezamento da cidade, a ação de limpeza também é fundamental para a preservação ambiental e evitar diversos tipos de situações que prejudicam o bom andamento da cidade. O secretário de Serviços Urbanos, explica que a realização do trabalho impede, por exemplo, que uma grande quantidade de lixo tenha como direção as milhares de bocas de lobo da região e, consequentemente, o Rio Cuiabá e o Pantanal mato-grossense.