Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / CIDADE LIMPA

01 de Março de 2018 16h47

Cata-treco atende cerca de 24 comunidades nos dois primeiros meses de 2018

01/03/2018

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Uma ação preventiva que deve ser vista com uma importante ferramenta na preservação ambiental e também na melhoria da qualidade de vida do cidadão cuiabano. É desta forma que o Município classifica o trabalho desenvolvido pelo programa Cata-treco. Idealizado pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, o programa de recolhimento de materiais secos inservíveis fechou o ano de 2017 com mais de 150 bairros contemplados e, nos dois primeiros meses de 2018, já atuou em pelo menos 24 comunidades.

Até o momento, bairros como Carumbé, Três Barras, Despraiado, Verdão, Coophema, Jardim Liberdade, São Tomé e Jardim Florianópolis estão entre os beneficiados pela ação, dando assim seguimento ao planejamento montado com base no princípio do atendimento universal as quatro regiões da cidade. Em cada uma das comunidades por onde passa, o programa dá aos moradores a oportunidade de realização do descarte de objetos como sofás, geladeiras, fogões, dentre outros diversos tipos de materiais que não possuem mais utilidades e, por algumas vezes, ficam acumulados nos quintais.

Neste ano, a Prefeitura de Cuiabá tem como meta dobrar o número de bairros contemplados. Para isso, a gestão planeja reforçar o contingente de trabalhadores e de maquinários disponíveis na execução do trabalho. Atualmente, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, pasta responsável pela coordenação da atividade, conta com cerca de 20 operadores de limpeza urbana e cinco caminhões atuando diariamente. A expectativa é de que, ainda neste semestre, seja realizada a aquisição de novos equipamentos, promovendo dessa forma a ampliação e otimização do serviço.

“Nosso objetivo é atender todos os bairros de Cuiabá. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas estamos trabalhando para constituir todo mecanismo necessário para que esse resultado seja alcançado. Dentro do nosso planejamento de desenvolvimento sustentável, transformar o município em referência no quesito limpeza é a grande prioridade da nossa pasta. De maneira gradativa temos conseguido isso. Em 2017, por exemplo, conseguimos subir no ranking de sustentabilidade e limpeza, saltando do nível baixo para o médio. Muito disso é graças a esse trabalho preventivo que fazemos através do Cata-treco”, argumenta o secretário José Roberto Stopa.

Para o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos, juntamente com o já consolidado Mutirão da Limpeza, o Cata-treco é um instrumento fundamental dentro do serviço de combate a bolsões de lixo realizado pela Secretaria. Ele aponta que, conforme levantamento da diretoria, em 2017, o Município consegui reduzir drasticamente o número de áreas utilizadas ilegalmente para despejo de resíduos.  

“Estamos sempre buscando fazer a nossa parte e, ao mesmo tempo, dar a oportunidade do cidadão caminhar junto conosco nesse objetivo de manter nossa cidade bela e bem cuidada. A partir do momento em que oferecemos ao morador a opção de dar a destinação correta para esses resíduos, acabamos diminuindo a possibilidade de criação de novos bolsões. É importante destacar que o descarte irregular, além de uma ação danosa ao meio ambiente, é também uma prática que pode gerar grandes prejuízos à saúde de toda população”, pontua Matos.