Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / CIDADE VERDE

10 de Julho de 2017 14h56

Canteiros e rotatórias ganham nova vida com programa de jardinagem e paisagismo

10/07/2017

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

Melhorar o visual das avenidas e devolver a Cuiabá o título de “Cidade Verde”. Esses são uns dos objetivos a serem alcançados pela Prefeitura de Cuiabá com o programa de revitalização que a gestão municipal tem realizado nas principais vias e praças da Capital. Um exemplo é a Avenida Archimedes Pereira Lima, conhecida como Estrada do Moinho, onde a equipe de jardinagem e paisagismo está trabalhando atualmente.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, a ação leva aos locais, além da limpeza completa, o plantio de diversas mudas ornamentais, garantindo um novo visual às estruturas. Espécies como Periquito Vermelho, Dracena, Primavera, Hibisco e Alamanda, estão entre as que fazem parte do processo de embelezamento.

“Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro estamos colocando em prática essa parceria com outras secretarias, no intuito de revitalizar todos os canteiros da Estrada do Moinho. Estamos transformando mais uma avenida de Cuiabá. Aquilo que era lixo, coberto por mato e de aparência ruim, agora será tomado por plantas e proporcionará uma vista mais bela para aqueles que passam por esse caminho”, comentou o secretário José Roberto Stopa.

Com uma equipe com cerca de 50 funcionários preparados especificamente para atuarem no campo do plantio e manutenção da vegetação, o programa já contemplou localidades como as avenidas Dante Martins de Oliveira (antiga Avenida dos Trabalhadores), Fernando Corrêa da Costa, Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), Rui Barbosa, Viaduto do Despraiado e Complexo Viário do Tijucal.

Conforme o fiscal de jardinagem, Raufrides Macedo, todo trabalho é desenvolvido a partir de projetos criados dentro da própria Secretaria de Serviços Urbanos. O planejamento de paisagismo é montado levando em consideração as espécies apropriadas para o clima de Cuiabá e também o procedimento a ser adotado pós-plantio.

“Todo nosso empenho é para que consigamos dar uma imagem mais agradável a esses locais. Muitos deles eram usados para o descarte irregular de lixo e a partir do nosso trabalho ganham uma nova vida. Por isso, além da revitalização, existe uma preocupação com manutenção. Temos uma equipe exclusivamente para cuidar e manter essas áreas sempre adubadas, irrigadas e limpas”, explicou o servidor.