Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / ZELADORIA

12 de Janeiro de 2018 09h08

Bairro Poção recebe ações do Mutirão da Limpeza neste sábado

12/01/2018

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

Limpeza, manutenção na iluminação pública, poda de árvores e um verdadeiro pente-fino na coleta de lixo. Esses são alguns dos serviços que os moradores do bairro Poção irão receber neste sábado (13), por meio do “Mutirão da Limpeza”. Depois de inaugurar as atividades do programa em 2018, no último fim de semana, no bairro Itamarati, onde foram recolhidas cerca de 100 toneladas de resíduos, a Prefeitura de Cuiabá leva a ação de zeladoria para uma das comunidades mais antigas da Capital.

Com uma população de aproximadamente 4 mil moradores, o bairro irá receber uma grande força-tarefa a altura de sua rica história. Ao todo, serão mais de 200 trabalhadores da limpeza urbana empenhados desde as primeiras horas do dia em promover a melhoria do visual do bairro, na qualidade de vida e no bem-estar dos cidadãos que residem na localidade. A previsão é de que os trabalhos sejam iniciados às 7h e finalizados às 11h.

“Temos trabalhado para transformar a Cuiabá dos 300 anos em uma cidade referência em limpeza e cuidado com o meio ambiente. O mutirão é uma ferramenta importante dentro desse planejamento e, principalmente, dentro do nosso mote de humanização. Humanizar é exatamente isso. Aproximar o poder público da população e levar até ela ações que irão contribuir para a elevação de sua autoestima”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Durante a atuação no Poção, os trabalhadores municipais realizarão ainda o serviço de eliminação de bolsões de lixo, já identificados pelos fiscais da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Para a execução da limpeza das áreas utilizadas irregularmente para o descarte de resíduos, a pasta disponibiliza todo maquinário necessário para que a atividade seja desempenhada com a maior agilidade e eficiência possível.

“São pelo menos 20 caminhões e pás carregadeiras que colocamos em ação para que, ao sairmos do bairro, esses espaços estejam todos limpos. Na verdade, o correto era que essas situações nem existissem. Entretanto, infelizmente, uma pequena parte da sociedade ainda insiste em cometer esse crime contra o meio ambiente e prejudicando, por exemplo, sua própria qualidade de vida”, salientou o secretário José Roberto Stopa.

Outros serviços

Outro importante serviço prestado é o já conhecido “Cata-treco”. Por meio desta atividade, os moradores têm a oportunidade de fazer o descarte de materiais inservíveis, de maneira segura e dentro da lei. Essa medida é fundamental para evitar que objetos sem mais utilidade, como sofás, geladeiras, fogões, dentre outros, sejam descartados em espaços inapropriados.

Como promoção da cidadania, o tradicional programa passou a englobar em seu quadro de atividades o “Viver Cuiabá – Rumo aos 300 anos”. Com este trabalho, os moradores dos bairros beneficiados são levados para um passeio pelos principais pontos turísticos da cidade, no dia anterior ao Mutirão. No sábado, a Secretaria desenvolve ainda o plantio de mudas nativas e a realização de pequenas palestras educativas sobre cuidados com meio ambiente.