Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / JUSTA HOMENAGEM

22 de Fevereiro de 2020 09h02

Alto astral, amor e dedicação: o trabalho dos auxiliares de serviços gerais

22/02/2020

JULIA MILHOMEM BATISTA

Mesmo que esta data comemorativa dia 22 de Fevereiro, ainda seja pouco lembrada no nosso país, em uma gestão balizada pela valorização profissional jamais poderia ser esquecida, avalia o prefeito Emanuel Pinheiro.  Dessa vez, os homenageados são os auxiliares de serviços gerais, fundamentais pelo trabalho de limpeza da cidade e dezenas de outras serviços como de capinagem, troca de lâmpadas, limpeza de  bueiros. 

Édson Francisco de Almeida já atua na área há 25 anos em favor da capital de Mato Grosso. A satisfação e orgulho em ver Cuiabá bem cuidada estão estampados no rosto do servidor. Ele explica que desde os 21 anos de idade, depois de fazer o processo seletivo passou a integrar os quadros da Secretaria de Serviços Urbanos como auxiliar de serviços gerais. “O nosso trabalho é carpir, rastelar, varrer, na verdade acabamos fazendo de tudo um pouco, para deixar a cidade mais bonita”, afirma.

Sua jornada de trabalho começa sempre às 8h manhã e mesmo com sol forte, Édson explica que o calor não afeta na alegria e na forma de trabalhar. “A nossa equipe, a minha encarregada, são pessoas maravilhosas isso reflete na nossa dedicação. O sol judia, mas já acostumamos. Fazemos isso com amor”, finaliza. 

Ele conta que se recorda com carinho do dia da inauguração do Parque das Águas, quando a equipe realizou a limpeza e, logo em seguida, foi surpreendida com uma tempestade, “Naquele dia eu varria com lama e tudo, foi quase uma limpeza impossível, mas deu tudo certo e na hora da inauguração estava tudo lido”, observa.

Pedro Santos de Oliveira, também faz parte do quadro de servidores do município há quase 5 anos e revela sua emoção quando ouve falar que a cidade está limpa, bem cuidada e bonita. Para ele,  que trabalha desde criança, ser auxiliar de serviços gerais é mostrar a valorização pelo trabalho. “Eu que trabalhei na roça sempre em serviço braçal, vim para Cuiabá para que meus filhos estudassem e pra mim é uma forma de retribuir tudo que esta cidade fez por mim e cuidar de Cuiabá é o mínimo que posso fazer”, ressalta.

De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, este é o momento para agradecer e homenagear cada um que se esforça para garantir a limpeza, organização e conservação, tanto das secretarias, como da cidade de Cuiabá.