Terça, 19 de maio de 2020, 15h53
A- |  A+

Serviços Urbanos / TRABALHO PREVENTIVO

Ações de desinfecção são intensificadas em regiões com maior incidência de casos da Covid-19

A operação, iniciada em março, é realizada por meio de caminhões-pipa e borrifadores costais


A Prefeitura de Cuiabá está intensificando as ações de desinfecção nos bairros apontados com números elevados de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Nesta terça-feira (19), por exemplo, o trabalho foi realizado no bairro Jardim Imperial, localizado na região Leste da Capital. Segundo relatório da Secretaria de Saúde, com 14 casos, a comunidade está entre as que possuem a maior incidência de infectados. 

No Jardim Imperial, os caminhões-pipa percorreram as principais vias, abrangendo os canteiros, calçadas, pontos de ônibus e as praças públicas. Igualmente, bairros vizinhos como Jardim Universitário I e II, Recanto dos Pássaros, entre outro também foram alcançados. A operação de higienização em combate a pandemia da Covid-19 é coordenada pela Secretaria de Secretaria de Serviços Urbanos. 

“É um trabalho preventivo que, assim como qualquer outro, somente será 100% eficiente se estiver alinhado com a colaboração da população. Estamos observando pelos relatórios da Saúde e da equipe de fiscalização unificada certo relaxamento nos cuidados individuais. Por não estarmos vivendo uma situação de colapso, como em outras cidades, as pessoas acham que voltamos a normalidade. Mas, ainda estamos em meio à uma pandemia e é necessário que todos façam sua parte”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro. 

A atividade é desempenhada desde o mês de março e foi planejada para atender praças, parques municipais, vias, canteiros centrais, unidades de saúde e demais áreas públicas com maior movimentação de pessoas. Neste período, conforme relatório da Serviços Urbanos, mais de 500 ações já foram executadas, somando os trabalhos feitos pelos caminhões-pipa e com os borrifadores costais. 

FERRAMENTAS DE TRABALHO

No total, são dois caminhões e quatro equipes, dívidas em dois turnos, empenhadas na operação de desinfecção. Conforme a Secretaria, cada veículo tem capacidade de 8 mil litros, sendo que, na média diária, são utilizados cerca de 80 mil litros da mistura de água com hipoclorito de sódio.

O trabalho conta ainda com seis borrifadores costais e o empenho de duas equipes de operadores de limpeza pública. “Todos os envolvidos diretamente nessas ações usam os equipamentos de proteção necessários. Além disso, o produto usado na desinfecção é feito a base de cloro. Ou seja, é eficaz contra o vírus e não causa nenhum dano a quem o manuseia”, assegura o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Galeria de Fotos:

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá