Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / GRANDES RESÍDUOS

24 de Janeiro de 2018 14h46

Ação de fiscalização auxilia no combate ao descarte irregular de lixo

24/01/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

Em uma ação em conjunto entre as secretarias municipais de Serviços Urbanos, Ordem Pública, Mobilidade Urbana, e também participação da Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT), a Prefeitura de Cuiabá deu início nessa terça-feira (23) a ação de fiscalização em veículos transportadores de resíduos da construção civil e resíduos volumosos, que trafegam pelas vias cuiabanas. Conforme o planejamento de atuação, a operação deve ser realizada periodicamente em diversos pontos suscetíveis a criação de bolsões de lixo, já mapeados pelo Município.

Durante a ação, é realizada a inspeção completa nos caminhões abordados, verificando a regularidade documental do veículo e também se o serviço ofertado está sendo executado em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Lei Municipal nº 4.949, de 2007, que institui o sistema de gerenciamento sustentável de resíduos dessa natureza. Itens como volume de carga de acordo com a capacidade, utilização de dispositivos de cobertura, e a existência Conhecimento Internacional de Transporte Rodoviário (CRT), com informações da origem e destino do material transportado, foram os principais pontos analisados.

“Estamos intensificando todas as ações que contribuem para o desenvolvimento de uma cidade sustentável. Dentre esses trabalhos, estão as ações de fiscalização que entram no grupo de atividades preventivas que a Secretaria desenvolve. Infelizmente, alguns cidadãos atuam nesse serviço de maneira irregular e acabam usando áreas de preservação para descartar esses resíduos. Nesse primeiro dia, por exemplo, ao menos sete caçambeiros foram flagrados nessa prática e, obviamente, multados”, comentou o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

A medida de supervisionamento tem como principal objetivo combater o descarte ilegal de resíduos em áreas inapropriadas para a atividade. Conforme levantamento da Secretaria de Serviços Urbanos, em 2017, foram identificados e limpos mais de 80 locais utilizados para esse tipo de prática irregular. Além disso, como forma de evitar que esses espaços votassem a ser utilizados para esse fim, a pasta realizou um trabalho de revitalização, transformando alguns desses territórios em campos de futebol.

“Essa fiscalização é um trabalho volante, onde estaremos periodicamente em lugares diferentes fazendo essa ação. Fazemos as abordagens, prestamos orientações e, caso seja necessário, tomando as atitudes legais para coibir essa prática errônea. Também temos recebidos muitos elogios, por parte dos motoristas e empresários que atuam legalmente, pois, indiretamente, acabamos contribuindo no combate da concorrência desleal” , pontuou o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos.