Turismo /

23 de Maio de 2012 08h30

Valorizando Vidas: Mulheres do Distrito do Sucuri finalizam curso de artesanato em cerâmica

23/05/2012

Euziany Teodoro-3645-6054

As 19 mulheres do Distrito do Sucuri, escolhidas para participar do curso de artesanato em cerâmica através do Programa Valorizando Vidas no Seu Bairro, da Prefeitura de Cuiabá, que no próximo sábado (26-05) visita a comunidade em que moram, encerraram hoje as aulas.

O curso, oferecido pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), teve uma semana de duração e foi ministrado por duas das mais consagradas ceramistas da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá: Alice da Conceição Almeida e Adelina Luiza Antunes. Dona Alice nasceu na comunidade e aprendeu com a avó e a mãe as técnicas com a cerâmica. Já Adelina, que é do município de Rosário Oeste, mora há 35 anos em Cuiabá e há 18 pratica o artesanato em cerâmica.

De acordo com Adelina, as mulheres do Distrito do Sucuri estão de parabéns. “Elas se esforçaram e as peças ficaram lindas. Agora só falta queimar e esmaltar”, explicou a artesã. Na terça-feira (15-05), Alice e Adelina levaram a argila até o Distrito, onde as alunas confeccionaram as peças que quiseram. Após dias em processo de secagem, hoje foi feito o acabamento.

“Estou muito contente e satisfeita com o meu trabalho. Gostei de mexer com a argila. É uma terapia”, afirmou a moradora do Sucuri, Tânia Oliveira. As peças modeladas por Tânia e pelas outras 18 participantes serão expostas no estande da SMTUR no dia do evento, que começa às 8h00 da manhã.

A Secretaria de Cultura, além do curso de artesanato, também oferece o projeto “CityTur”, realizado com a escolas municipais dos bairros a receberem o programa Valorizando Vidas. Alunos da escola escolhida passeiam por outros bairros da cidade, trocando experiências e conhecendo o potencial turístico de Cuiabá.

Valorizando Vidas

O Distrito do Sucuri, próximo bairro a receber os benefícios do Programa Valorizando Vidas no Seu Bairro, já está sendo beneficiado com outras ações da Prefeitura de Cuiabá. Desde a semana passada, a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) já contempla as mulheres do Distrito do Sucuri com cursos de artesanato, produção de cerâmicas e outras aulas de cunho social.

Também estão no bairro, há duas semanas, as Secretarias Municipais de Serviços Urbanos (SMSU) e de Obras Públicas (SMOP). Um plano de arborização foi feito para o Distrito do Sucuri e já está em prática através da SMSU. Já a SMOP levou o maquinário e tratores da secretaria para obras de recapeamento, manilhamento e pavimentação asfáltica.

Além destes trabalhos, no sábado todas as secretarias estarão presentes com serviços gratuitos da Prefeitura, como emissão de documentos, orientações sobre saúde e educação, além dos projetos mais esperados: o “Protegendo Vidas” e o “Beleza na Praça”.

O “Protegendo Vidas” beneficia futuras mães e lactantes com a promoção de uma série de palestras e divulgação sobre os cuidados necessários durante o pré-natal. Ao término das atividades, é realizada a entrega de um kit enxoval (com roupas, fraldas e objetos de higiene para os pequeninos) para as participantes.

O “Beleza na Praça” contempla dez mulheres da comunidade atendida com cursos sobre maquiagem, desfile e palestras sobre bem-estar e saúde. No dia evento, um grande desfile é realizado mostrando como a vida e a aparência dessas mulheres pode mudar. Trata-se de uma ação que trabalha com a autoestima das mulheres.

O “Valorizando Vidas no Seu Bairro” visita o Distrito do Sucuri no sábado, a partir das 8h00 da manhã e segue até à tarde. Toda a comunidade local, assim como bairros de toda a região, estão convidados a participar das ações e se beneficiar com os serviços oferecidos pela Prefeitura de Cuiabá.