Turismo /

14 de Março de 2012 11h50

SUGESTÃO DE PAUTA: Comunidade São Gonçalo Beira Rio promove lançamento da 6ª Festa Rota do Peixe

14/03/2012

Secretaria de Turismo Cuiabá (65) 3645-7270

 

A Associação dos Moradores da comunidade São Gonçalo Beira Rio promove nesta quinta-feira (15-03) o lançamento da 6ª Festa Rota do Peixe, que acontecerá no período de 30 de março a 01 de abril de 2012, na comunidade de São Gonçalo.

A Festa do Peixe abre as comemorações do aniversário de 293 anos de Cuiabá, celebrado no dia 08 de abril. O bairro São Gonçalo Beira Rio, localizada a margem esquerda do rio Cuiabá, a 11 km do centro da cidade, é a mais tradicional comunidade de Cuiabá, famosa por seu peixe e sua cerâmica. Sua fundação data de 1717, dois anos antes da fundação oficial da capital de Mato Grosso.

A Festa tem o apoio da prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Turismo.

A primeira Festa do Peixe foi promovida pela comunidade no ano de 2007, com o objetivo de fomentar o turismo, incrementar a economia local e divulgar as tradições e riqueza cultural como a cerâmica, a dança de siriri e cururu e a culinária a base de peixe. Foram convidadas outras peixarias de Cuiabá para participarem.  

Em 2011, durante a 5ª edição, visitaram o evento mais de 50 mil pessoas, durante as três dias de festa. Foram comercializados mais de uma tonelada de peixe, entre o pacu e o pintado na forma de mujica, peixe frito e pacu assado.

“Para este ano, nossa expectativa é que sejam comercializados entre 1,5 e duas toneladas de peixe, pois hoje dispomos de 20 peixarias entre bares e restaurantes  conta Dalmi Lucio de Almeida, presidente da Associação de Moradores”. Um dos destaques da programação é o concurso do melhor pacu assado, preparado e concorrido entre as peixarias da comunidade, outra disputa acirrada é o concurso de quem come mais mujica de pintado, destaque do evento. 

ASSUNTO: Lançamento da 6ª Festa Rota do Peixe

DATA: 15/03/2012 - Quinta-feira

HORÁRIO: 10:00 horas

LOCAL: Sede da Associação dos Moradores de São Gonçalo Beira Rio