Turismo /

16 de Agosto de 2013 12h14

Prefeitura reinaugura Atendimento ao Turista com Espaço Dante de Oliveira

16/08/2013

Carol Sanford

A Prefeitura de Cuiabá reinaugurou nesta quinta-feira (15) o Centro de Atendimento ao Turista na Praça Rachid Jaudy, que terá anexo o Espaço Dante de Oliveira.

O Centro de Atendimento conta com estrutura para fornecer informações sobre os pontos turísticos da Capital, Estado e interior aos turistas que visitarem a cidade. “Será um auxílio aos visitantes, temos funcionários bilíngues para ajudar e informar todos aqueles que buscarem atendimento”, contou o secretário de Turismo, Marcus Fabrício.

Mesmo tendo sido reinaugurado oficialmente esta semana, local já tem atendido entre 15 a 20 visitantes por dia, conforme o secretário. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Anexo ao Centro, durante os próximos dois anos, a população e os turistas poderão conhecer a história do ex-governador Dante de Oliveira, autor da emenda das Diretas Já, morto em 2006.

Para o prefeito Mauro Mendes, o espaço é uma homenagem justa àquele que traçou uma “trajetória política brilhante”. “E nós, pessoas públicas temos ainda mais responsabilidades para honrar tudo o que Dante representou para o país”, disse.

O vereador Leonardo de Oliveira, sobrinho do ex-governador, acredita que o Espaço Dante de Oliveira será um legado para a população cuiabana e mato-grossense. “São peças que lembram a história de Dante, que viveu para seu país”, comentou.

O Espaço Dante de Oliveira conta com imagens do acervo da família do ex-governador e documentos, que escolas poderão acessar agendando visitas para que os estudantes conheçam a história dele. O horário de funcionamento será das 8h às 18h.

Durante o evento, também foi lançado o filme Diretas Já, em comemoração aos 30 anos do movimento popular pela emenda. O filme será exibido em cinemas a partir de abril de 2014 – e documentários e séries serão exibidos em canais educativos e escolas públicas.

Participaram da inauguração a mãe de Dante, Maria Benedita Martins de Oliveira, a viúva Thelma de Oliveira, familiares e amigos do ex-governador, secretários municipais e estaduais, vereadores e deputados estaduais e federais, entre outras autoridades.