Turismo /

23 de Abril de 2012 17h07

Adolescentes do "Um sonho a Mais" fazem city tour

23/04/2012

Flávio Garcia

As adolescentes que serão contempladas com o projeto “Um Sonho a Mais” participaram na semana passada do city tour “Cuiabá conhecendo Cuiabá”, da Secretaria de Turismo da Capital. Foi elaborado um roteiro turístico pautado no lazer e conhecimento dos poderes Executivo e Legislativo, como forma de apresentar para as debutantes como é o funcionamento dos poderes e despertar, conforme a secretária Tânia Barteli, o interesse das jovens, “reforçando a autoestima, o resgate à cidadania, a inclusão social”.

O city tour “Cuiabá conhecendo Cuiabá” tem como ênfase mostrar o potencial turístico da Capital. Dentro de um roteiro pré-definido, são realizadas pequenas paradas para contemplação da beleza e história de cada local visitado. As adolescentes foram divididas em dois grupos (Flor de Laranjeira e Flor Copo de Leite), no giro pela cidade.

O projeto “Um sonho a Mais” vai contemplar 100 meninas, de 14 anos e 11 meses a 16 anos, com um Baile de Debutantes. O Baile de 15 anos das debutantes está marcado para 28 de abril, no Cenarium Rural (Famato). As moças escolhidas para o projeto integram programas sociais da Prefeitura de Cuiabá, como Siminina, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Pró Jovem. Todas as selecionadas desempenham trabalho social junto à sua comunidade. As garotas também participaram de oficinas de etiqueta, maquiagem, cabelo, comportamento, e de confecção de currículos.

A primeira-dama Norma Galindo, idealizadora do projeto, destaca que a meta do “Um Sonho a Mais” é proporcionar uma visão cidadã. “Não se trata de um concurso de beleza. Focamos na questão social, desenvolvimento da cidadania e na importância dos laços familiares”. As adolescentes serão apresentadas à sociedade em evento nesta terça-feira (24), no Cine Teatro. Além da apresentação das meninas, também serão apresentados alguns dos projetos sociais que elas desenvolvem.