Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Mutirão Rural da Cidadania

04 de Maio de 2016 14h33

Mutirão Rural da Cidadania atenderá moradores do Aguaçu

04/05/2016

EVELYN RIBEIRO

Senar MT

A Prefeitura de Cuiabá é uma das parceiras do programa Mutirão Rural da Cidadania que será realizado nesta sexta-feira (06), no Distrito do Aguaçu, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT). O mutirão é realizado todos os anos e tem como objetivo oferecer serviços sociais para a população que vive na área rural.

A programação foi iniciada em fevereiro deste ano, já passou por 30 municípios de Mato Grosso e termina no dia 2 de julho no município de Nova Ubiratã. A meta é beneficiar cerca de 17 mil pessoas com aproximadamente 70 mil atendimentos. No Aguaçu, o mutirão será das 8h às 17h, na Escola Municipal Rural de Educação Básica Professor Udeney Gonçalves de Amorim.

Cerca de 2.200 moradores do distrito e de outras 23 comunidades localizadas no entorno contarão com atendimento médico, odontológico, vacinação, aferição de pressão, exames de vista, teste rápido de HIV, glicemia e hepatites B e C, confecção de documentos, além de distribuição de mudas de plantas nativas, atividades recreativas com as crianças, oficinas de Planejamento e aproveitamento de alimentos e pintura em tecidos. Todos são oferecidos gratuitamente.

De acordo com levantamento do Senar, os serviços mais solicitados são os de atendimento na área de saúde e de confecção da segunda via de documentos pessoais. As ações envolvem diversas secretarias do município, entre elas a de Trabalho e Desenvolvimento Econômico e a de Assistência Social, que iniciou esta semana uma série de visitas domiciliares na região para realizar o atendimento a famílias que possuem crianças em situações de risco social e vulnerabilidade que participam do programa de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Além da orientação, as visitas auxiliam na atualização dos dados referentes ao trabalho infantil, bem como a atualização das informações constantes no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e a inclusão de outras famílias neste cadastro, que dá acesso a programas como Bolsa Família, Tarifa Social e Minha Casa Minha Vida. Este trabalho está sendo feito da mesma forma no Coxipó do Ouro e do Distrito da Guia e deve ser concluído no dia 9 de maio.

“É uma grande parceria e também oportunidade imperdível para quem tem dificuldade de acesso a esses atendimentos e, muitas vezes, precisa se deslocar até o centro da cidade. Durante o evento haverá um plantão do Sine e um ponto de atendimento com informações técnicas voltadas aos Microempreendedores Individuais (MEIs)”, informou o secretário de Trabalho, Alex Jony Silva. O Mutirão Rural da Cidadania conta também com o apoio do Sindicato Rural de Cuiabá, Governo do Estado e clubes de serviço.