Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

26 de Novembro de 2013 16h20

Cuiabá participa de criação do Sistema Único de Emprego e Trabalho Decente

26/11/2013

Renata Neves

 A Prefeitura de Cuiabá participa nesta terça (26) e quarta-feira (27), de evento promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, para elaboração de proposta de criação do Sistema Único de Emprego e Trabalho Decente no Brasil. A secretária-adjunta de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Ivone Rosset, representa o Município no evento.

A participação da capital mato-grossense é resultado das ações desenvolvidas pela prefeitura com o objetivo de garantir condições dignas de trabalho aos cidadãos.

Cuiabá foi a segunda cidade do país a firmar compromisso público pela promoção de emprego e trabalho decente na Copa do Mundo da Fifa de 2014. O documento foi assinado pelo prefeito Mauro Mendes em evento realizado no início do mês, que contou com a presença da diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Laís Abramo.

Na ocasião, também foi assinado memorando de entendimento para a elaboração, promoção e implementação de uma agenda de trabalho decente no Município.

“Nós todos temos que comungar esforços para promover cada vez mais o estímulo ao trabalho decente, trilhando caminhos que promovam a dignidade humana. Ao sermos signatários desse acordo, estamos dando um grande passo e servindo de exemplo para outros Municípios”, declarou o prefeito Mauro Mendes, após assinar o documento.

A 1ª Conferência de Construção do Trabalho Decente em Cuiabá será realizada nos dias 17 e 18 de dezembro.

Também participam do evento em Brasília representantes da OIT, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Universidade Estadual de Campimas (Unicamp), Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset), Secretaria Municipal de Mauá (SP) e da Secretaria Estadual de Trabalho e Emprego da Bahia.

“Somente representantes das prefeituras de Cuiabá e Mauá foram convidados para o evento, o que significa que Cuiabá é tida como referência nacional em ações referentes à promoção do trabalho decente. Estamos muito contentes pelo reconhecimento, pois é fruto do nosso trabalho”, destacou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Elias Alves de Andrade.