Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

06 de Dezembro de 2013 18h50

Cuiabá desenvolve ações para promover o trabalho decente durante a Copa do Mundo

06/12/2013

Renata Neves

Um conjunto de ações será desenvolvido em Cuiabá com a finalidade de promover o trabalho decente durante a Copa do Mundo de 2014. O compromisso foi firmado durante oficina “Promoção de Trabalho Decente nos Grandes Eventos – Copa do Mundo de Futebol Fifa 2014”, realizada nesta sexta-feira (06), no auditório do Senar-MT.

As ações têm o objetivo de diminuir os impactos negativos gerados pela Copa e, ao mesmo tempo, potencializar as oportunidades positivas geradas pelo evento. A definição foi resultado de amplo debate entre representantes da Prefeitura de Cuiabá, Governo do Estado, Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho, Organização Internacional do Trabalho, empregadores, trabalhadores e sociedade civil.

Entre as metas estipuladas estão o desenvolvimento de ações junto a empregadores, a ampliação do quadro de Auditores Fiscais do Trabalho, com o objetivo de fortalecer a Coordenação de Fiscalização de Grandes Obras do Ministério do Trabalho e Emprego, a instalação do Comitê PAIR, em atendimento à política nacional de combate a exploração e abuso sexual da criança e do adolescente e a assinatura de convênios com a Secopa e outros parceiros.

Segundo a oficial de projeto da Organização Internacional do Trabalho, Andréa Bolzon, cerca de 3 milhões de turistas deverão circular pelo Brasil durante a Copa do Mundo de 2014 e a expectativa é que sejam criados 3,6 milhões de empregos durante esse período.

“Sem dúvida, a Copa do Mundo vai trazer muitas coisas boas, mas também pode trazer muitas coisas ruins, se não nos prepararmos. Neste ponto, Cuiabá está de parabéns, pois saiu na frente da realização dessas oficinas, que, também deverá acontecer nas demais cidades-sede”, ressaltou Andréa.

Entre os riscos gerados por grandes eventos como a Copa, estão a oferta de trabalhos e empregos precários, exercidos em condições degradantes, acidentes de trabalho, jornadas exaustivas, trabalho infantil, exploração sexual infantil, desrespeito aos direitos dos trabalhadores migrantes, problemas ambientas e impactos sociais nas comunidades que vivem nas imediações dos estádios.

Os secretários municipais Elias Alves de Andrade (Trabalho e Desenvolvimento Econômico) e Pascoal Santullo Neto (Gestão) representaram a Prefeitura de Cuiabá no evento.

Para Elias Alves de Andrade, essa é a oportunidade de incluir a capital mato-grossense de forma definitiva nas discussões nacionais e internacionais sobre o trabalho decente.

“Temos uma interface de trabalho com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e estamos desenvolvendo em Cuiabá uma série de ações importantes como essa de hoje O programa Cidadão 100%, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, por exemplo, que visa a tirar pessoas da informalidade e incentivar o empreendedorismo”, disse o secretário.

Pascoal Santullo Neto também destacou a preocupação da Administração Municipal em garantir as melhores condições de trabalho aos servidores públicos, que estão incluídos em um dos eixos de discussão que serão tratados durante a 1ª Conferência Municipal do Trabalho Decente.

“Apesar do pouco tempo para o início da Copa do Mundo de 2014, a Prefeitura de Cuiabá tem se preocupado muito com o assunto. Inclusive criou um comitê interno com os servidores públicos para melhorar as condições de trabalho em todos os níveis e em todas as secretarias”.

O coordenador do programa de trabalho decente da Superintendência Regional do Trabalho, Valdinei Arruda, elogiou as iniciativas desenvolvidas pelo Município para a promoção do trabalho decente e ressaltou a importância das discussões.

“Cuiabá é uma das cidades que possui maior potencial em garantir a integração entre poder público, sociedade civil e representações de trabalhadores e empregadores. O Município tem feito um esforço enorme para construir uma agenda municipal do trabalho decente, inclusive criando um ambiente conjunto de discussões”, afirmou.

Conferência – As ações definidas hoje serão debatidas durante a 1ª Conferência Municipal do Trabalho Decente, que será realizada em Cuiabá nos dias 17 e 18 de dezembro.