Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

25 de Junho de 2012 13h33

Agricultores familiares ganham espaço próprio através de parceria com a Secretaria de Trabalho de Cuiabá

25/06/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá


A Associação dos Agricultores Familiares do Município de Cuiabá (Agrifac) inaugurou nesta segunda-feira (25/06) o espaço para atendimento aos agricultores familiares na sub-prefeitura da Regional Sul, na entrada do bairro Parque Cuiabá. O local foi cedido pela prefeitura de Cuiabá, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.
 

O presidente da Associação, Lorival Rigotto, contou que existia a necessidade de um espaço de representação dos agricultores familiares. “Somos os responsáveis por grande parte da economia em todo o país e nosso trabalho não é valorizado. Agora, teremos uma área para divulgar nosso trabalho, nos organizar, discutir e buscar soluções para a área”, disse. 

Ele contou que a parceria com a prefeitura de Cuiabá vai facilitar a logística e o transporte dos alimentos das áreas rurais para os locais de venda dos produtos. Isso será possível com a construção das pontes de concreto nas comunidades rurais. A prefeitura já fez a licitação e as obras já estão com as ordens de serviço assinadas. O município também irá disponibilizar caminhões para o transporte dos alimentos.

“Existe também o programa de aquisição de alimentos, que beneficia os agricultores familiares da capital, e a lei federal que determina que 30% da merenda escolar seja proveniente do próprio município. Isto antes não era possível porque os agricultores não estavam regularizados”, informou Rigotto, garantindo que a Associação irá regularizar os agricultores familiares e cadastrá-los, para que a produção possa ser usada na merenda escolar dos alunos de rede de ensino de Cuiabá.

A secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Tânia Mattos, destacou que a parceria com a Associação também vai possibilitar que os técnicos agrônomos do município orientem os agricultores. “Esta foi uma forma que encontramos para fortalecer a agricultura familiar de Cuiabá. Agora, eles terão um espaço de referência para discutir seus problemas e buscar soluções, sempre contando com o apoio da Secretaria”, afirmou.