/ SAÚDE MENTAL

25 de Maio de 2020 14h40

Sete mil profissionais linha de frente de Covid-19 já podem acessar o Programa Cuidando de Quem Cuida da Gente

25/05/2020

Oziane Rodrigues

ASSESSORIA

A Prefeitura de Cuiabá reitera que a  plataforma digital que abriga o Programa Cuidando de Quem Cuida da Gente já pode ser acessada pelos mais de sete mil servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) e por mais 200 servidores da Assistência Social da Capital que estão ligados ao atendimento e combate ao novo coronavírus (Covid-19). Interligada ao site da Prefeitura, o Programa, que foi idealizado e coordenado pela primeira-dama da Capital, Márcia Pinheiro de forma inédita em Mato Grosso está acolhendo esses profissionais  por meio de palestras, workshops e ainda atendimentos psicológicos e psiquiátricos.

Segundo Pinheiro, os acessos aos conteúdos foi pensado de forma simplificada para que o servidor possa receber os cuidados em qualquer lugar e hora do dia. “Com computar ou celular, basta clicar no banner de acesso interligado ao site da Prefeitura de Cuiabá, digitar o CPF como login e a matrícula como senha. A partir daí, o servidor já começa a ser assistido integralmente pelo Programa que foi criado exclusivamente para Cuidar de Quem Cuida da Gente nesse momento tão crítico da Saúde Mundial”, pontuou a primeira-dama. 

Ao todo, o Programa Conta com uma equipe multiprofissional composta dentre outros por especialistas das áreas de psiquiatria, psicologia, nutrição e educação física. Os acompanhamentos serão feitos ao longo de seis meses.

Atendimento:

Para realizar o acolhimento de forma satisfatória, a nova estratégia para cuidar do servidor será conduzida por profissionais das áreas de psiquiatria, psicologia, nutrição e educação física, ao longo de seis meses - subdivididos em quatro etapas. 

De acordo com André Duailibi, psiquiatra e coordenador-responsável pelo programa, a primeira etapa será composta por plataformas de psicoeducação com vídeos de técnicas específicas para o controle do estresse e prevenção do Transtorno de Estresse Pós-Traumático, independentemente de o servidor público estar atuando ou não na linha de frente no combate do coronavírus. 

A segunda fase, conforme relata o médico, consistirá no acompanhamento psicológico por 12 semanas - apenas para os profissionais da Saúde que estão na linha de frente no combate a COVID19. Nesta fase, será disponibilizado apoio e acompanhamento individual (virtual) com psicólogos especialistas em terapia cognitiva e em metodologia específica para gerenciamento do estresse e prevenção do estresse pós-traumático.

O Programa disponibilizará um pacote com até 4.800 sessões de terapia para acompanhamento psicoterápico individual. Para cada participante serão ofertadas em média 12 sessões de atendimento especializado com duração de 50 minutos.