/

11 de Dezembro de 2012 12h44

Serviços de coleta domicilar já estão sendo regularizados em Cuiabá

11/12/2012

Patricia Sampaio - SMSU (65) 3645-5500/5510


Após o fim do contrado da Prefeitura Muncipal de Cuiabá com a empresa Delta, antiga responsável pela coleta do lixo domiciliar na capital, a empresa ECOPAV Soluções Urbanas assumiu no primeiro dia do mês de dezembro tal responsabilidade. Com a troca, ocorreu atrasos nos serviços que já estão sendo normalizados.

Em entrevista na rádio CBN de Cuiabá, na manhã desta terça-feira (12-12) o diretor de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Valmir Molina, esclareceu que a mudança das empresas responsáveis pela coleta gerou atraso nos serviços, e consequentemente o acúmulo de lixo nas residências.

Molina afirmou ainda que, os serviços já estão sendo normalizados em grande parte dos bairros de Cuiabá e que até o próximo dia 15 a programação de coleta domiciliar será cumprida, a exemplo o bairro Altos da Serra que recebeu as esquipes de coleta na segunda-feira (10).

A Prefeitura de Cuiabá paga para a empresa vencedora da licitação, no caso a ECOPAV Soluções Urbanas, cerca de R$1,143 milhão por mês, e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) tem como dever realizar a fiscalização dos serviços que são prestados.

Hoje estão disponibilizados 28 caminhões coletores de lixo, mais dois reservas, e 250 funcionários, entre garis e motoristas, para realizar a coleta de resíduos sólidos em toda a capital.

Cada caminhão suporta até 12 toneladas de lixo. Por dia são coletados aproximadamente 600 toneladas de lixo domicilar, que são encaminhados para o aterro sanitário de Cuiabá.

O calendário para a coleta do lixo não sofrerá nenhuma alteração. Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, no período diurno, o serviço continuará sendo executado na região Norte e no período noturno na região Oeste de Cuiabá.

Já as terças e quintas- feiras e aos sábados, a região Sul será atendida durante o dia, e no período da noite a região Leste receberá as equipes de coleta.