Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos /

13 de Setembro de 2013 15h17

Rotatórias das principais avenidas de Cuiabá começam a ser revitalizadas

13/09/2013

Carol Sanford

A Prefeitura de Cuiabá começou a revitalização das rotatórias das principais avenidas da Capital. Nesta sexta-feira (13), a rotatória entre as Avenidas das Torres e Itália recebeu equipes que limparam o local e plantaram mudas de árvores.

Conforme o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, todas as rotatórias passarão pelos mesmos serviços. “Estamos promovendo a melhoria visual nas avenidas, que serão embelezadas, devolvendo o título de ‘cidade verde’ a Cuiabá”, comentou.

Stopa afirmou que as mudas de árvores nativas são produzidas pela própria prefeitura, no Horto Florestal – uma determinação do prefeito Mauro Mendes visando à Copa do Mundo de 2014.

Por mês, serão produzidas 30 mil mudas de espécies nativas, por meio do banco de sementes, após a completa revitalização e limpeza do horto. “Já retiramos mais de 300 caminhões de lixo do Horto Florestal e, até o final do mês, devemos dar início à produção em massa das mudas”, disse.

O banco de sementes e reprodução de espécies nativas oriundas dos biomas Amazônico, Cerrado e Pantanal começou a funcionar em junho, como um projeto-piloto. Com ele será possível fazer a manutenção das espécies e, por conseguinte, a plena recuperação de áreas degradadas, em Áreas de Preservação Permanente (APP), reservas legais e para os Projetos de Arborização Urbana da Prefeitura de Cuiabá.

“Esse trabalho trará uma nova realidade para Cuiabá, pois, além de embelezar, as espécies nativas servirão de objeto de pesquisa, além de promover o turismo e a sustentabilidade”, disse o secretário.