Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / CIDADE VIVA

23 de Abril de 2018 16h31

Prefeitura entrega revitalização e viaduto Jamil Boutros Nadaf ganha novo visual

23/04/2018

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

Parte de um conjunto de pequenas ações que melhoram o visual da cidade, aumentam a autoestima da população, e dão vida à rica história da cidade. É dessa forma que a Prefeitura de Cuiabá tem visto as atividades realizadas pelo programa “Cidade Viva” em diversas edificações localizadas em avenidas de grande fluxo da Capital. 

Dentro desse plano de embelezamento, o viaduto Jamil Boutros Nadaf, situado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), foi um dos contemplados e teve o trabalho de revitalização entregue nesta segunda-feira (23). Além dele, o elevado Eng.° Domingo Iglesias Valério (Despraiado) e o viaduto Jornalista Clóvis Roberto de Queiroz (UFMT) também já foram contemplados com o programa. 

“A Avenida do CPA é uma das principais vias de Cuiabá e abrange estrategicamente uma região de grande movimentação. Por isso, optamos por atuar no viaduto e revitalizar essa área que tinha uma aparência pouco agradável e, às vezes, considerado até um local inóspito. A estrutura recebeu uma nova pintura e um trabalho de jardinagem em toda a área, contribuindo para o embelezamento desse ponto”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro. 

Iniciada em 2017, a iniciativa é uma alternativa simples e eficiente encontrada pelo Município para transformar a aparência da cidade, criando verdadeiros museus a céu aberto. O processo de modificação do cinza do concreto armado em estruturas coloridas é coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e conta com a parceria das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, de Mobilidade Urbana, e de diversos nomes das artes plásticas regional. 

No Jamil Boutros Nadaf, por exemplo, o trabalho de pintura contou com a participação de 11 artistas. Sob a direção de Frede Fogaça, os pintores Régis Gomes, Zilda Barradas, Wender Carlos Nascimento, Adriano Ferreira Figueiredo, Odete Venâncio, Benedito Silva, Rafael Jonnier, Vitor Hugo, Nadja Lammel e Babu retrataram nas oito colunas do viaduto figuras ligadas a cultura cuiabana. 

“O que estamos fazendo é proporcionar que, a cada viaduto ou trincheira, um grupo diferente de artistas possa atuar conosco. O objetivo é contemplar todos os nossos talentos regionais, fazendo com que eles tenham a oportunidade de ter um painel com sua pintura. A Prefeitura tem essa preocupação em sempre melhorar o visual da cidade e, por isso, contar com essas parcerias é extremamente fundamental”, pontuou o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa. 

Também participaram da solenidade de entrega da revitalização os secretários municipais de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, de Ordem Pública, Leovaldo Sales, de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hugueney, a secretária-adjunta de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Jackson Messias, o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Gustavo Costa, além do vereador Marcos Veloso.