Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos /

04 de Abril de 2013 17h51

Prefeitura elabora Plano de Saneamento Básico para Cuiabá

04/04/2013

Carol Sanford

A Prefeitura de Cuiabá criou um grupo de trabalho para elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico para a capital. O grupo se reuniu nesta quinta-feira (04), para discutir a questão da coleta e destinação dos resíduos sólidos produzidos na cidade, mote principal do plano.

O objetivo é a normatização das ações a respeito da coleta e destinação dos resíduos sólidos, além do gerenciamento para os próximos 20 anos. Para isso, o plano é discutido entre entidades representativas e a sociedade. “O planejamento será apresentado no final de abril, após duas audiências publicas, marcadas para o dia 23 de abril. Depois, será enviado para a Câmara de Vereadores para aprovação em forma de lei”, contou o sanitarista Mario Luiz Pegoraro, da empresa Saneville, consultora responsável pela elaboração do plano.

“O prefeito Mauro Mendes nos pediu celeridade na elaboração do plano, porque é pré-requisito para a obtenção de verbas do governo federal, que estabeleceu uma política de adequação sobre os resíduos sólidos que todos os municípios devem cumprir até 2014. Pelo menos o plano de saneamento deve estar concluído até lá, sob pena de não obtermos os recursos”, explicou o secretário de Serviços Urbanos, Rogério Varanda.

O plano também prevê a introdução da coleta seletiva em Cuiabá, que irá melhorar o aproveitamento dos materiais recicláveis produzidos. Em 2012, foram enviados para o Aterro Sanitário 150 mil toneladas de resíduos, sendo que, segundo estudos, 52,5 mil toneladas poderiam ser recicladas. Entre os materiais recicláveis estão aço, alumínio, papel, plástico e vidro.

Conforme o coordenador de coleta seletiva da Secretaria Serviços Urbanos, Tony Schuring, atualmente a coleta seletiva é feita por cooperativas e associações de catadores. O plano busca a ampliação da participação dessas entidades no programa de coleta seletiva solidária, procurando a inclusão social, além da mudança de hábitos, através da educação ambiental junto à população.

“O plano não trata apenas dos resíduos domiciliares, mas também daqueles que são resultado da limpeza urbana, construção civil, hospitalar, industrial. Em suma, será um gerenciamento de todos os resíduos produzidos em Cuiabá. Uma classificação dos tipos de resíduos para definir a forma da coleta e o que deve ser feito como destinação final”, disse o diretor de resíduos sólidos da Secretaria, Abel Nascimento.

Participam do grupo Secretarias Municipais, Estaduais e Organizações Não Governamentais (ONGs) ligadas ao meio ambiente, empresas produtoras de resíduos sólidos e cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis.