Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / Monitoramento

22 de Março de 2014 20h05

Prefeitura economiza, por mês, R$ 25 mil com maquinário

22/03/2014

CAROL SANFORD

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá está economizando em torno de R$ 25 mil por mês em combustível com a instalação de um sistema de monitoramento na frota de máquinas e caminhões da Secretaria de Serviços Urbanos. Com o sistema, além de dimensionar o gasto com combustível, é possível evitar desvios de rotas e roubos de veículos.

O sistema entrou em operação em janeiro deste ano e, conforme o secretário da Pasta, José Roberto Stopa, a economia mensal de combustível chega a ser de mais de 10 mil litros. “Antes, nosso maquinário consumia cerca de 60 mil litros de combustível por mês e, depois de o sistema entrar em operação, o consumo fica em torno de 48 mil litros mensais”, contou.

A economia é possível porque o sistema permite o acompanhamento em tempo real do trajeto das máquinas e caminhões, evitando os desvios de rota. “Montamos planilhas com o percurso que deve ser feito por determinado veículo após definirmos quais os locais que receberão equipes para os serviços. Dessa forma, podemos acompanhar toda a rota, saber se o equipamento está ligado ou desligado e se está fora do local determinado. Enfim, temos todo o controle da frota”, explicou o diretor de Transporte e Logística da secretaria, Daniel Carneiro.

Com o monitoramento já foi possível evitar o roubo de uma pá-carregadeira. Segundo Stopa, ela havia sido levada, mas foi localizada e recuperada pela Polícia Militar, quando estava próxima do Trevo do Lagarto, em Várzea Grande. A máquina seria levada para Santo Antônio de Leverger.

O secretário pontuou que não foi possível ainda precisar a economia em relação ao desgaste do maquinário. “Já pudemos constatar a economia em relação ao combustível, mas o acompanhamento da frota também evita desgaste de peças, do próprio veículo e de tempo para realizar os serviços. Essa também é uma grande economia que ainda não conseguimos mensurar, pois o rendimento é muito maior”, destacou.

Atualmente, a frota de maquinários da Secretaria de Serviços Urbanos é composta de 16 caminhões basculantes, três caminhões-pipa, 13 caminhões truck (caçamba), cinco pás-carregadeiras, duas retroescavadeiras, quatro caminhões ¾ (com carroceria gradeada), e seis tratores – sendo 2 braços-articulados e 4 roçadeiras.

Nos próximos meses todos os veículos oficiais da Prefeitura de Cuiabá terão o mesmo sistema, após a contratação de empresa especializada no serviço. A licitação está em andamento.