/

14 de Janeiro de 2013 15h29

Nova célula do Aterro Sanitário resolve o problema da destinação do lixo até o final do ano

14/01/2013

Carol Sanford - (65) 3645-6054

O Centro de Triagem de Resíduos Sólidos Domiciliares do Aterro Sanitário de Cuiabá deve entrar em funcionamento até o final de janeiro. O novo setor vai receber, além do lixo domiciliar, os resíduos que estão sendo recolhidos dos bolsões de sujeira durante o Mutirão da Limpeza na capital.

Conforme a Secretaria de Serviços Urbanos, a nova célula já passou pela compactação do solo e recebeu o adicionamento de bentonita, selante que por sua capacidade de inchamento torna-se um forro na base de aterros sanitários para impedir a migração do chorume.

No momento, o Aterro Sanitário está em fase de soldagem da geomanta, que serve para absorver o impacto da água da chuva, proteger da erosão eólica, e atenuar o efeito do sol, mantendo a umidade necessária no local.

O novo centro de triagem terá capacidade para receber 160 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares até dezembro deste ano.

Coleta de lixo

A Secretaria de Serviços Urbanos informou que o serviço de coleta de lixo vem sendo feito por 28 caminhões, de segunda-feira a sábado, dia e noite. Mais de 600 toneladas de lixo são recolhidas por dia.