Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / GRANDE AÇÃO

15 de Julho de 2017 10h33

Mutirão da limpeza no Tijucal devolve tranquilidade aos moradores

15/07/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Tchélo Figueiredo

O tradicional Mutirão da Limpeza realizado neste sábado (15) pela Prefeitura de Cuiabá no bairro Tijucal, localizado na região Sul da Capital, levou cerca de 300 servidores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos para a execução de serviços como a operação “cata-treco”, pintura das calçadas, limpeza das ruas, podas de árvores, troca de lâmpadas da iluminação pública, retirada de bolsões de lixo.

Neste sábado os moradores do bairro Tijucal puderam descartar objetos sem utilização como geladeiras, fogões e sofás velhos. Os resíduos foram recolhidos pelos caminhões da Prefeitura, no intuito de dar a destinação correta aos materiais. “Ficamos mais tranquilos quando sabemos que, tanto a coleta de lixo como mutirões, vêm até a nossa porta. Muitas vezes a gente não sabe onde é o lugar correto para esse tipo de lixo e se ele fica acumulado pode nos trazer doenças”, disse dona Catarina Alves de Souza, moradora do bairro há 30 anos.

Ao longo desta semana uma equipe continuará no bairro para retirar o restante dos resíduos que não foram recolhidos nesse fim de semana. “Esta é uma oportunidade para que os moradores se desfaçam daquilo que não tem mais serventia e evitem a formação dos bolsões de lixo, que podem causar alagamentos e doenças. Os trabalhos permanecerão ao longo da semana até que tudo esteja limpo”, contou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Conforme relata o diretor técnico de Limpeza Pública, Rinaldo Antônio Nunes, os trabalhos realizados pelos mutirões demonstra o cuidado da prefeitura com os munícipes. Ele destaca que, além de promover a limpeza, o trabalho também promove a conscientização e prevenção de outras doenças graves, ocasionadas pelo acúmulo de lixo. “Nosso objetivo é de proporcionar a limpeza e ainda fortalecer a grande ação de enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya” concluiu o diretor.

Tijucal

É um bairro da zona sul da cidade de Cuiabá, que completa em 2017 35 anos de existência. Sendo o centro de uma união de bairros, onde os limites geográficos praticamente se perderam, dando a impressão de ser um bairro só. Formado por São Francisco, Lagoa Azul, Altos do Coxipó, Jardim dos Ipês e Jardim Passaredo, essa união dos bairros é também chamada de Grande Tijucal. 

A população somada do Grande Tijucal é de cerca de 30 mil habitantes. O bairro é divido em quatro setores. O maior dos setores é o Setor II Ele ocupa metade da área do bairro, ficando em um dos lados da Avenida Edson Luiz da Silva, mais conhecida como Avenida Espigão (principal avenida do bairro Tijucal), e fazendo limite com a Avenida Dr Meirelles.