Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / cidadania

27 de Maio de 2017 10h05

Moradores do bairro Novo Paraíso recebem Mutirão de Limpeza da Prefeitura

27/05/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Os moradores do bairro Novo Paraíso foram os mais recentes contemplados com o tradicional Mutirão de Limpeza da Prefeitura de Cuiabá. Ao longo de toda a manhã deste sábado (27), 300 agentes da Secretaria Municipal de Serviços percorreram as ruas da comunidade, realizando trocas de iluminação, capinação, podas de árvores, serviços de roçadeira, pintura dos meios fios, além da Operação Cata Treco.

“O nosso mutirão já faz parte da rotina da população cuiabana, que entende a importância de mantermos bairros limpos e bem ordenados e se envolve todas as vezes que vamos a uma região específica. No Novo Paraíso esse comprometimento se repete, com os moradores deixando à disposição dos nossos agentes de limpeza todo tipo de material que já não possui relevância dentro de casa, para que possam ser descartados de forma correta, sem qualquer efeito nocivo ao meio ambiente. Aliado a isso temos os serviços gerais, que garantem novos ares à vizinhança e solidificam o compromisso da gestão pública de oferecer uma melhor qualidade de vida a todos que moram no local”, afirmou José Roberto Stopa, secretário municipal de Serviços Urbanos.

O comprometimento dos moradores é um fator de suma importância para que o mutirão de limpeza seja bem sucedido. Segundo o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos, para que haja uma participação maciça de toda a comunidade, a secretaria realiza orientações por meio de carros de som dois dias antes do início dos trabalhos. “Passamos por todas as ruas alertando a região, estimulando o envolvimento de todos, para que possamos retirar a maior quantidade de entulhos possível. Sabemos que muitos convivem com eletrodomésticos e outros bens duráveis que já não possuem utilidade e comprometem o conforto e a segurança. Nós temos a destinação adequada e queremos evitar que o descarte irregular destes materiais seja feito”, disse.

Com o objetivo de reduzir os bolsões de lixo e aprimorar a estrutura física do bairro, a operação segue continuamente após o mutirão realizado no sábado. Segundo o diretor técnico de Limpeza Pública, Rinaldo Antonio Nunes dos Anjos, os agentes só se retiram da região quando o trabalho está completamente finalizado. “O que vemos hoje é uma ação maior, mas ao longo da próxima semana, uma equipe reduzida continuará atuando na região, para atender aqueles moradores que por alguma razão não puderam contribuir com a retirada de entulhos, além de fazer os últimos reparos estruturais remanescentes”, pontuou.

Para os moradores, o mutirão é crucial para manter o ordenamento do bairro. Ampliando a sensação de conforto, com passeios públicos desobstruídos por meio da capinação, fica fácil transitar na região. Em se tratando de reparos estruturais e da Operação Cata Treco, o trabalho desempenhado pelos agentes de limpeza estimula na comunidade o desejo de cuidar de suas residências, evitando acúmulos de materiais que podem se tornar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“Sempre que solicitamos a presença da Prefeitura aqui eles se dispõem para passar um pente fino em todas vias, buscando as falhas existentes e as solucionando. O mutirão é sempre bem vindo e somos gratos pelo intenso trabalho conduzido pela Secretaria de Serviços Urbanos. Os efeitos desta operação são sentidos imediatamente e a comunidade naturalmente se envolve, além de se empenhar a manter o mesmo ritmo de organização trazido pelos agentes de limpeza”, revelou Silvandira Rodrigues, moradora do Novo Paraíso há 22 anos e presidente do bairro.

A vizinha Maria de Lourdes complementa este argumento, afirmando que, embora não possua nenhum bem durável a ser descartado, a presença do mutirão é um estimulo necessário para todos. “Moro aqui há 23 anos e é notável o quanto o trabalho da Prefeitura tem melhorado em se tratando de limpeza das ruas. Não tínhamos a Operação Cata Treco há alguns anos atrás e essa nova extensão da operação é muito positiva, pois mostra que cada morador deve fazer sua parte e ajudar o município a cuidar da cidade”, concluiu.