Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / INSERVÍVEIS

19 de Junho de 2017 09h33

Moradores destacam importância do projeto cata-cacareco

19/06/2017

ANDRESSA SALES

Marcos Vergueiro

A Prefeitura de Cuiabá realizou na manhã de sábado,  17, mais uma edição do Mutirão de limpeza. Desta vez, os moradores do bairro Praeirinho puderam contar com os serviços de limpeza das ruas, pintura de meio-fio, troca de lâmpadas nos postes de iluminação, poda de árvores e ainda o projeto “Cata-cacareco”, no qual os moradores têm a oportunidade de realizar o descarte correto de bens inservíveis.

A ação contou com o aparato de 300 servidores, além de 28 caminhões e oito máquinas retroescavadeira, divididos para a limpeza e auxílio na retirada dos bolsões de lixo.

“Este evento tem o objetivo de passar um pente fino nos bairros que foram contemplados, geralmente pegamos os bairros com maior incidência de viroses e outras doenças relacionadas. Essa ação, além de tudo, é um processo de educação ambiental, pois estamos dando orientações à população de como descartar seu lixo corretamente, principalmente aqui no bairro Praeirinho, localizado as margens do rio”, pontou o Secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Os moradores participaram da ação, despejando lixos como geladeiras, sofás velhos, barra de ferros entre outros, na porta de suas residências facilitando assim o trabalho para os servidores.

“Esse projeto Cata-cacareco está sendo muito útil para mim, pois estava com muitos entulhos e coisas velhas do meu bar no quintal, acumulando caramujos e escorpiões há um certo tempo. Tudo isso, porque estava sem condição de pagar para retirar, mas com o projeto pude descartar tudo corretamente deixando meu quintal limpo”, disse Adão José de Oliveira, morador do praeirinho há 33 anos.

Para o morador e presidente do bairro há 21 anos, Aécio do Nascimento, conhecido como “Japão”, a ação muito mais que limpeza tende a valorizar os imóveis e dar visibilidade ao bairro. “Este projeto é sensacional, pois renova a autoestima da comunidade com a limpeza, e ainda ajuda prevenindo doenças virais. Ter um bairro limpo, bem iluminado é dar qualidade de vida para as pessoas também. Quero parabenizar o prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário José Roberto Stopa pela iniciativa em prestigiar e valorizar as comunidades”, disse.

Segundo o diretor de limpeza pública, Rinaldo Antônio Nunes dos Anjos, cerca de 300 toneladas de lixo e entulhos foram retiradas do bairro até o final do dia. “ Percebemos que os moradores do bairro estavam com muitas coisas acumuladas nos quintais, pois a maioria das casas tinha algo na porta para ser despejado”, concluiu.