/

21 de Janeiro de 2013 11h42

Lixo depositado no Aterro Sanitário deve ser recolhido para nova célula em 60 dias

21/01/2013

Carol Sanford/Abel Nascimento

Com entrega prevista para o final de janeiro, a nova célula do Aterro Sanitário Municipal terá capacidade para receber 160 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares por um ano. Será esse Centro de Triagem de Resíduos Sólidos Domiciliares que, concluído, abrigará o lixo que vem sendo depositado em um anexo ao aterro, em um prazo estimado de 60 dias.

Logo depois da transferência dos resíduos será feita a descontaminação do local. O investimento para a célula foi de R$ 832 mil e o Centro de Triagem possui o tamanho de 150X60m.

A nova célula já passou pela compactação do solo e recebeu o adicionamento de bentonita, selante que por sua capacidade de inchamento torna-se um forro na base de aterros sanitários para impedir a migração do chorume.

No momento, o Centro de Triagem está em fase de soldagem da geomanta, que serve para absorver o impacto da água da chuva, proteger da erosão eólica e atenuar o efeito do sol, mantendo a umidade necessária no local.

O secretário de Serviços Urbanos, Rogério Varanda, contou que a célula em construção pode ser acrescida em mais 35%, perfazendo um total de 200X60m, com possibilidade de duração em um ano e dois meses, aproximadamente, podendo receber até 200 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares.

De acordo com o gerente do Aterro Sanitário, Raufrides Macedo, existe a possibilidade de construção de mais três células paralelas à célula atual, com dimensões um pouco inferiores, mas com capacidade de operacionalização para quatro anos consecutivos.

Coleta de lixo

O serviço de coleta de lixo vem sendo feito por 28 caminhões, de segunda-feira a sábado, dia e noite. Mais de 500 toneladas de lixo são recolhidas diariamente em Cuiabá.