Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / QUALIDADE DE VIDA

19 de Abril de 2018 10h07

Lazer e convivência comunitária marcam novo espaço de lazer do bairro Nova Conquista

19/04/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Gustavo Duarte

Arquivo

A vida em comunidade no bairro Nova Conquista ganhou novos ares, com a inauguração nesta quarta-feira (19), de um amplo espaço de lazer. Bolsões de lixo e abandono abriram caminho para uma área que ganhou vida, com a construção de um campo de futebol, academia ao ar livre - com mais de 10 aparelhos distintos, além de um playground voltado para o público infantil. Segura e gramada, a área ainda conta com seis postes de iluminação, totalizando 32 refletores que asseguram tranquilidade para as famílias.

Para o vice-prefeito Niuan Ribeiro, o novo ambiente traz uma energia renovada, que representa os princípios básicos da gestão municipal. “Essa atmosfera, fruto da agitação das crianças que correm pelo campo e brincam no parquinho, é apenas um fragmento das motivações que nos levam como gestores públicos a transformar a vida das comunidades. Queremos que esse movimento de gente, ativa e feliz, se repita não apenas aqui, mas em todas as regiões da cidade. A Prefeitura de Cuiabá tem esta premissa, determinada pelo prefeito Emanuel Pinheiro e seguida à risca por nossas equipes. Trazer espaços de lazer, propiciando opções de divertimento perto de casa, é um privilégio que deve ser estendido às extremidades da cidade, permitindo que toda a população seja contemplada com ambientes de socialização agradáveis e seguros. E vamos seguir trabalhando com esse objetivo, garantindo que a parcela mais carente não apenas seja atendida com excelência, mas perceba a humanização dentro de seus lares, com a certeza de que estão sendo bem cuidadas pelo município”, afirmou.

Visto como a realização de um sonho, a área de lazer esteve em estado de degradação por anos a fio, se tornando um genuíno problema de saúde pública para a comunidade. Encarar o novo visual do espaço é também um contraste com a sensação de abandono que permeava a região, conforme compartilhou Jamilson Moura, presidente do bairro Nova Conquista. Para o também vereador, a luta pela transformação contou com a união dos moradores, além do empenho do município em assegurar que os bolsões fossem terminantemente retirados, se tornando apenas uma memória do passado.

“Olhar para esse local e ver todas essas cores, luzes e opções de lazer parece uma visão de algo que temíamos que jamais aconteceria. Durante muitos anos lutamos contra os bolsões de lixo que se acumulavam aqui, colocando em risco a saúde de crianças, adultos e idosos, além de ser uma área à mercê da marginalidade. E após um árduo trabalho, que contou com amparado da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e seus agentes de limpeza, conseguimos neutralizar o espaço, para que futuramente ele fosse alvo de mais uma obra da Prefeitura. Hoje temos o resultado dessa união de forças, que também só possível com o comprometimento de tantos moradores, que também não desistiram de sonhar este lugar. A alegria por estarmos celebrando essa conquista é genuína e pertence à comunidade e aos bairros adjacentes, que recebe de braços abertos um novo lugar para desfrutar em família”, refletiu.

Encontrar potencial onde o mato era presente fez a diferença na persistência dos moradores e no trabalho feito pela Prefeitura. Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, ter essa percepção apurada é fundamental para pensar em novas alternativas de lazer dentro das próprias comunidades. “Lugares como esse são a prova de que é possível transformar a realidade social comunitária. Onde havia apenas matagal e sujeira hoje abriga um campo de futebol, com um agradável espaço para os pequenos brincarem. Segurança e tranquilidade são as palavras que definem essa obra, além de ser mais um indutor da prática esportiva, ajudando também a afastar nossas crianças da marginalidade. Pontos de lazer como esse revigoram a confiança da população no poder público e mostram que é possível fazer a diferença, com administração e responsabilidade”, disse.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego, ocupar os espaços públicos - os reaproveitando, é a determinação do prefeito. “Nosso comando é tomar essas áreas de volta, trazendo vida, vigor e uma nova perspectiva para as regiões contempladas. A união de forças entre as pastas municipais é crucial para que alcancemos este sonho comunitário e seguimos neste mesmo ritmo trabalhando em prol da população, mudando a cara de Cuiabá a cada obra. Em breve devolveremos a Praça Ipiranga, que será mais uma aliada a esse extenso processo de revitalização da Capital tricentenária”, salientou.

A dinâmica comunitária já foi impactada pelo compromisso da gestão pública, conforme comentou Eliane da Silva Garcia, moradora do Nova Conquista. Para sua família, que mora na esquina com o novo espaço, é animador ver a paisagem vizinha ser completamente transformada. “O local está lindo, bem arejado e repleto de atividades diversas para serem feitas. Nossa região tem muitas crianças, que até então não tinham para onde ir quando quisessem brincar em um lugar seguro. Agora tudo mudou e minha filha poderá se divertir bem pertinho de casa, com a tranquilidade de um local bem iluminado e grande”, concluiu sorridente.    

Também participaram da entrega o secretário-adjunto Edilson Odilson (Esporte), os vereadores  Misael Galvão, Marcos Veloso, Mário Nadaf, Sidney de Souza, sargento Joelson Fernandes, o ex-vereador Faissal Calil, além do presidente da Federação Matogrossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab), Walter Arruda.