Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / REVITALIZAÇÃO

10 de Outubro de 2018 16h06

Ipês amarelos começam a ser plantados no canteiro da Avenida Mato Grosso

10/10/2018

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Uma equipe com aproximadamente 20 servidores municipais trabalha, em diferentes frentes, na transformação do canteiro central da Avenida Mato Grosso. Enquanto um conjunto de operários avança, ao longo da via, com o processo de remoção do concreto antigo e instalação de meio-fio, outro grupo segue executando as etapas que garantirão um novo visual para a tradicional via. 

Quem passa pelo local pode notar, por exemplo, que desde a terça-feira (09) Ipês amarelos começaram a ser plantados. A medida está inserida na etapa de paisagismo e jardinagem, que contará também com a colocação de placas de gramas.

A atividade faz parte do conjunto de ações que a Prefeitura de Cuiabá desenvolve nas principais vias da Capital e completa o projeto iniciado com a instalação do primeiro marco dos 300 anos, no entroncamento com a Avenida Ten. Cel. Duarte. Conforme o cronograma, a previsão é de que dentro de 15 dias o local seja entregue completamente revitalizado. Toda extensão contará ainda com melhoria no quesito iluminação pública, além de vagas para estacionamento de veículos, que estão sendo criadas pelo Município.

O processo está sendo coordenado pela Secretaria Extraordinária dos 300 Anos, contando com a parceria das secretarias municipais de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. A obra recebe um investimento de aproximadamente R$ 700 mil, aplicados pela empresa Fort Atacadista, que engloba a manutenção, pelos próximos três anos, tanto do canteiro central quanto do marco dos 300 anos. Após o vencimento do prazo mínimo, a parceria entre a Prefeitura e a empresa pode ser prorrogada, de acordo com o interesse de ambas as partes.

“Um dos pontos que devem ser destacados nessa obra é que ela apresenta um baixíssimo custo para os cofres do Município. Isso porque todo investimento é feito pela iniciativa privada e a Prefeitura entra com a mão de obra, que é executada pelos próprios servidores municipais. Esse modelo de atuação irá garantir que, em poucas semanas, o cuiabano trafegue por uma avenida completamente moderna, com um belo paisagismo, que embelezará nossa cidade e fortalecerá nosso título de Cidade Verde”, salienta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Mais avenidas

Além da Avenida Mato Grosso, o prefeito Emanuel Pinheiro entregou no mês de julho, para as secretarias municipais de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, um projeto de intervenção paisagística provisório. O plano já está sendo executado e abrange as avenidas Ten. Cel. Duarte (Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA). A medida visa garantir o embelezamento e a valorização dessas grandes vias, por meio da ação de paisagismo.

Um dos principais aspectos dentro desse projeto é o fato de ser uma intervenção provisória. Ou seja, todo material utilizado nos canteiros - onde a passagem do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) está prevista - pode ser retirado e instalado em outros locais, a partir da retomada das obras do modal. Além disso, a atividade não gerará nenhum tipo de prejuízo aos cofres públicos, pois as espécies que serão plantadas são todas produzidas no Horto Florestal “Tote Garcia” e a mão de obra é feita por servidores da Secretaria de Serviços Urbanos.