/

04 de Outubro de 2012 12h52

Caçambas de lixo do projeto “Caçamba Amiga” são alvos de depredação nas feiras da capital

04/10/2012

Patricia Sampaio-3645-5500

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) está enfrentando problemas com as caçambas de lixo que estão sendo enviadas paras as feiras de Cuiabá. Muitas delas já apresentam sinais de depredação devido ao uso incorreto cometido pelos próprios feirantes.

Segundo coordenador do projeto, César Santana, as caçambas são destinadas a recolher somente sobras de feira, que normalmente são jogadas pelas ruas. Porém, pessoas que ali trabalham jogam nas caçambas além do que é permitido, sobrecarregando a capacidade máxima de cada uma delas, que suportam até 450 quilos de resíduos sólidos.

Outro problema apresentado foi o extravio de algumas caçambas enviadas para a feira do bairro Osmar Cabral, ocorrido na primeira semana em que o projeto “Caçamba Amiga” iniciou suas atividades, no mês de setembro.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Andelson Gil do Amaral, outro fato que está causando transtorno para as equipes da SMSU, que vão às feiras recolher as caçambas, é que muitas vezes elas não são encontradas nos locais onde foram deixadas, gerando atraso na finalização do serviço de limpeza.

Lembrando que todo o lixo depositado nas caçambas é recolhido pelas equipes da SMSU, no dia seguinte, pela manhã. As exceções vão para as feiras que acontecem aos sábados e domingos, onde a coleta é realizada apenas na segunda, também pela manhã.