/

06 de Agosto de 2012 14h29

Vigilância Sanitária de Cuiabá interdita drogaria na avenida Ipiranga

06/08/2012

João Carlos Queiroz-Assessoria SMS-3617-7377

Numa operação de fiscalização integrada na capital, a Vigilância Sanitária do município interditou nesta segunda-feira (06/08), a drogaria Ipiranga, localizada na avenida Ipiranga. Segundo informações do coordenador Wagner Martins Coelho, titular do órgão, foi solicitada inclusive a presença de guarnição policial para oficializar o flagrante de desrespeito ao consumidor e de ameaça concreta à saúde pública.

"Os fiscais da Vigilância comprovaram que aquela empresa funcionava sem documentos específicos, a exemplo de Licença Sanitária e Licença Farmacêutica. Também foi constatado que a drogaria revendia produtos falsificados e de uso proibido no mercado. O que representa, no caso, sério risco à saúde e à integridade física humana", explicou Wagner.

O coordenador explicou que o flagrante em questão ocorreu em face da Vigilância Sanitária de Cuiabá já dispor de dados seguros de que a drogaria atuava de forma irregular, contrapondo-se as normas farmacêuticas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e outras de âmbito documental. "Foi feito um minucioso trabalho de investigação pelas equipes de fiscais. E com a confirmação de várias irregularidades na Drogaria Ipiranga, foi possível interditá-la".

Wagner lamenta que vários estabelecimentos desse segmento ainda insistam em burlar a lei para enganar o consumidor cuiabano, sem medir as consequências dos seus atos. "Se alguém ingere um produto falsificado, ou com proibição de uso baixada pelo Ministério da Saúde, pode estar tomando veneno letal. Daí a importância dessa ação fiscalizatória desencadeada pela Vigilância Sanitária. No momento, nosso trabalho está mais focado em averiguar a extensa relação de empresas farmacêuticas. E aquela que não corresponder às exigências legais do sistema, será simplesmente interditada. O trabalho de fiscalização é ininterrupto, não para jamais", pontuou.

Mais informações: Wagner Martins Coelho - Coordenador da Vigilância Sanitária de Cuíabá (65) 367.1486/1483