/

12 de Dezembro de 2011 14h28

Vigilância Sanitária de Cuiabá alerta para proibição da venda de inibidores de apetite

12/12/2011

João Carlos Queiroz - SMS: 3617-7379


A Vigilância Sanitária de Cuiabá alerta à população que está proibida a venda dos medicamentos Anfepramona, Mazindol e Femproporex, por se tratarem de substâncias anorexígenas, que inibem o apetite. A proibição tem base numa Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O prazo de comercialização desses produtos expirou no último dia 8 de dezembro.

O órgão municipal deu início a uma fiscalização sistemática junto às farmácias e outros estabelecimentos da capital. “Quem infringir a lei sofrerá penalidades administrativas como a interdição do imóvel e judicial”, declarou o coordenador da VS de Cuiabá, Wagner Martins Coelho. 

Segundo o coordenador, a proibição da Anvisa levou em conta estudos realizados na Europa e Estados Unidos (EUA). "Comprovou-se que esses produtos não trazem benefício algum e não são adequados ao tratamento proposto (emagrecimento). Pior:  acarretam alto risco cardiológico pela elevação da pressão arterial. Os impactos negativos do uso de anfetaminas no organismo são acrescidos ainda de insônia, tremores depressivos e outros incômodos. Mas, a maioria das pessoas desconhece isso e consome produtos do tipo sem qualquer critério".

Em outros países, o uso desses medicamentos passa por um acompanhamento rigoroso (farmacovigilância). "O Brasil ainda carece de muitos dados sobre o impacto real desses medicamentos, mas sabe-se que causam dependência psíquica e física. De acordo com a idade, as pessoas modificam seu metabolismo e, consequentemente, em busca dos resultados almejados, aumentam as doses", salienta Coelho. 

Essas drogas são utilizadas largamente por motoristas de caminhão. “Na região de Rondonópolis, em investigações de acidentes com carretas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) descobriu caixas de anfetaminas nos veículos. Uma vez que, são alucinógenos, muitos condutores perderam o controle do volante ao ter visões de obstáculos diante de si", concluiu o coordenador.