Sexta, 12 de agosto de 2011, 12h00
A- |  A+

Saúde

Vigilância em Saúde Ambiental orienta sobre baixo índice de umidade do ar


A vigilância em Saúde Ambiental (SMS) alerta a população que em função do período de estiagem a umidade do ar pode atingir índices abaixo do ideal.  A baixa umidade no ar pode desencadear alguns problemas à saúde tais como complicações respiratórias devido ao ressecamento das mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos. Recomenda-se a população cuiabana alguns cuidados a serem tomados.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, entre 20% e 30% é o chamado Estado de Atenção. Nesse estagio é preciso evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 e 16 horas, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água. E sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas.

 

Entre 12 e 20%  significava estado de Alerta. Nesse período as recomendações são de suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Quando o índice fica abaixo de 12% - significa Estado de emergência. Nessa fase são necessários maiores cuidados, tal como a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, ou qualquer outra atividade de exposição ao sol. Também recomenda-se a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados com aulas, cinemas, entre outros nos horários críticos entre 10 e 16 horas.

 

Maiores informações:
3617-7379

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá