/

18 de Julho de 2011 09h16

Vigilância em Saúde Ambiental alerta sobre baixa umidade do ar

18/07/2011

Ana Paula Soares/Assessoria-SMS

A vigilância em Saúde Ambiental (SMS) alerta a população, que em função do período de estiagem, a umidade relativa do ar pode atingir índices abaixo do ideal.  A baixa umidade no ar pode desencadear alguns problemas à saúde tais como complicações respiratórias devido ao ressecamento das mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos. 

Recomenda-se a população cuiabana a adoção de alguns cuidados. Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, quando o índice situa-se entre 20% e 30%, atinge o chamado estado de atenção. Nesse estágio é preciso evitar exercícios físicos ao ar livre no período compreendido entre as 10 e 16 horas, e umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água. Sempre que possível, recomenda-se a população que  permanece em locais protegidos do sol.


A umidade entre 12 e 20% significa estado de alerta. Nesse período as recomendações são de suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Quando o índice fica abaixo de 12%, significa estado de emergência. Nessa fase é necessário tomar mais cuidado, tal como a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, ou
qualquer outra atividade de exposição ao sol. Também recomenda-se a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados com aulas, cinemas, entre outros nos horários críticos entre 10 e 16 horas.

Maiores informações:
3617-7379