/

03 de Junho de 2011 10h30

Vacinação de gestantes e crianças contra a gripe atinge meta parcial em Cuiabá

03/06/2011

Ana Paula Soares-SMS

Das 8.340 mulheres gestantes em Cuiabá, apenas 57,9%, ou seja, 4.830 grávidas receberam a vacina contra a gripe. A secretaria municipal de Saúde (SMS) alerta para a necessidade das mulheres grávidas procurarem uma Unidade de Saúde e garantir sua imunização. O mesmo acontece com as crianças de seis meses e menores de dois anos, que conforme dados da SMS, 78% desse grupo foram imunizadas. A meta do Ministério da Saúde (MS) é de imunizar no mínimo 80% de cada grupo (idosos, gestantes, trabalhadores da saúde, crianças com 6 meses e menores de 2 anos de idade).

Para as gestantes, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Ivanete Fortunato explica que a vacina não tem restrições ou contra indicaões médicas. “Muito pelo contrário, a vacina contra a gripe é indicada para grávidas. Esse grupo é prioritário porque se trata de um segmento que tende a sofrer com maior intensidade em caso de epidemias”, enfatizou  Ivanete.

Já para as crianças de seis meses e menores de dois anos, a coordenadora aconselha aos pais garantir a primeira dose de vacina contra a gripe, uma vez que, para esse grupo são necessárias duas doses da vacina, com um intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda aplicação.

Mesmo com o término oficial de Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, em Cuiabá as vacinas estarão disponíveis nas Unidades de Saúde enquanto a meta não for atingida.

Maiores informações: 3617-7379