Saúde / Antirrábica

22 de Agosto de 2014 17h00

Vacinação antirrábica terá início no dia 6 de setembro

22/08/2014

DANIELE DANCHURA

Divulgação

Arquivo

Campanha de vacinação antirrábica será realizada em setembro

Começa no dia 6 de setembro, primeiro sábado do mês, a campanha municipal de vacinação antirrábica em Cuiabá. A meta para 2014 é vacinar um total de 82.056 animais domésticos, sendo 54.704 cães e 13.676 gatos até o dia 27 de setembro, quando será encerrada a campanha. Os proprietários poderão levar seus animais de estimação para receberem a vacina em 121 postos instalados em locais estratégicos na Capital. 

Os interessados em vacinar seus animais de estimação poderão procurar os postos de vacinação das 8 às 17 horas. Os postos serão divididos por regiões, sendo que a primeira região a ser atendida será a Sul, que compreende os bairros Pedra 90 (etapa 1), Jardim Industriário II, Pascoal Ramos, São Sebastião, Osmar Cabral, Jardim Fortaleza, São João Del Rey, Novo Milenium, Tijucal, Jardim dos Ipês, Jardim Passaredo, Altos do Coxipó, COHAB São Gonçalo, Residencial Coxipó, Parque Atalaia, Parque Cuiabá, Real Parque, Jardim Presidente, Chácara dos Pinheiros, Parque Ohara, Nossa Senhora Aparecida, Parque Georgia, Coophema, Jardim Gramado e Itapajé.  

A campanha se estenderá até o último sábado de setembro, dia 27, mas a vacina permanece disponível durante todo o ano no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Capital, localizado no bairro Ribeirão do Lipa. "As pessoas que quiserem vacinar seus animais durante a semana, também poderão procurar o Centro de Controle de Zoonoses, das 8 às 17 horas. Aliás, o CCZ disponibiliza a vacina durante todo o ano, basta procurar a unidade. Neste período, nós fazemos a campanha com o objetivo de imunizar o maior número de animais contra a raiva", explicou a coordenador de Vigilância de Zoonoses, Alessandra Carvalho.

Alessandra explicou que serão vacinados cães e gatos a partir de 1 mês de vida, animais prenhes e que estejam amamentando. "A vacina não tem contra indicação, a dose é de 1 ml, e é aplicada via subcutânea independente do porte, idade ou espécie", completou. A coordenadora ressaltou ainda a importância de se vacinar os animais de estimação para auxiliar o combate do vírus rábico, transmitido ao homem por meio da saliva do animal infectado, sendo cães e gatos os principais responsáveis pela cadeia de transmissão ao ser humano na área urbana. "De 2007 até o ano passado só tivemos registro de dois casos de raiva em animais, sendo um cão e um morcego. Mesmo assim, é necessária a vacinação para a prevenção e combate da doença", ressaltou.

Confira abaixo onde serão instalados os postos de vacinação nos bairros da região Sul:

- Pedra 90 (1ª etapa): Escola Mário de Castro - atrás do CAIC.

– Jardim Industriário II: Escola Ana Tereza Arcos Krause.

– Pascoal Ramos: Escola Onofre de Oliveira.

– São Sebastião: Escola Municipal São Sebastião.

– Osmar Cabral: Escola Ana Luiza Bastos.

– Jardim Fortaleza: Centro Comunitário.

– São João Del Rey: Escola Maria Elazir C. Figueiredo.

– Novo Milenium: – Centro Comunitário.

– Tijucal: Escola Manoel C. Proença (Setor 1); Escola Estevão Correa (Setor 2); Escola Agenor F. Leão (Setor 3); Escola Mariana C. Moreira (Setor 4)

– Jardim dos Ipês: Escola Marcus Freire;

– Jardim Passaredo: CMEI “Auro Ida”;

– Altos do Coxipó: Igreja Católica;

– Getulio Vargas: Escola Municipal José Torquato da Silva; 

– COHAB São Gonçalo: Centro de Saúde; 

– Residencial Coxipó: Creche Amalia Curvo de Campos;

– Parque Atalaia: EMEB Floriano Bocheneki; 

– Parque Cuiabá: Centro Comunitário e Escola Padre Raimundo Pombo;

– Real Parque: Escola Professora Joana Darc da Silva;

– Jardim Presidente: Escola Zélia Costa Almeida;

– Chácara dos Pinheiros: Praça do Centro Comunitário Durvalino Silva;

– Parque Ohara: EMEB Moacyr Gratidiano Dorileo;

- Nossa Senhora Aparecida: Escola Aline Fontes Pinheiro;

– Parque Georgia: Casa da União Sta. Luzia;

- Coophema: Escola Hermelinda Figueiredo;

- Jardim Gramado: Verduraria Esquinão;

– Itapajé: Escola Silva Freire.