Saúde / Campanha

10 de Março de 2014 09h13

Vacina contra o HPV já está disponível em unidades de saúde de Cuiabá

10/03/2014

DANIELE DANCHURA

A partir desta segunda-feira (10), meninas com idade entre 11 e 13 anos terão direito a se vacinar contra o vírus do HPV (papilomavírus humano) nas unidades públicas de atenção básica de saúde de Cuiabá. Para a capital mato-grossense foram disponibilizadas 13 mil doses da vacina. Cuiabá possui hoje 87 unidades de atenção básica entre centros de saúde e PSFs (Programa de Saúde da Família).

Em 2015, a faixa etária da campanha será ampliada para a partir dos nove anos. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar as garotas antes que elas iniciem a vida sexual e possam ter contato com o vírus. A faixa etária de 9 a 13 anos, segundo estudos, é a que alcança o melhor resultado de imunização. A partir de 2016, serão vacinadas as meninas de 9 anos de idade.

Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou o documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois da primeira, e a terceira cinco anos após a primeira dose. Para o primeiro ano de campanha, o Governo Federal adquiriu 15 milhões de doses.

Apesar da distribuição da vacina ter iniciado hoje, é importante reforçar que a vacina, que previne o câncer de colo de útero, estará disponível o ano todo nos postos de saúde.

De acordo com Ministério da Saúde, a vacina contra o HPV que será distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no Brasil.

O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.