/

19 de Janeiro de 2012 14h38

UPA's serão auxiliares importantes no atendimento, afirma secretário

19/01/2012

João Carlos Queiroz/Saúde/Cuiabá-3617-7377

As duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA's) que serão construídas em Cuiabá, nos bairros Pascoal Ramos e Morada do Ouro, serão peças importantes para reduzir demandas dos casos de urgência e emergência no setor público de saúde da capital. A avaliação é do secretário Municipal de Saúde (SMS), Lamartine Godoy Neto.

Para Godoy as UPA's serão serviços diferenciados nas áreas de urgência e emergência. “Isto irá desafogar os atendimentos prestados nas demais unidades do município, Pronto Socorro de Cuiabá (PSM) e policlínicas".

Lamartine calcula que as futuras UPA's - que devem ser operacionalizadas dentro de oito meses - representam a expectativa da população, para que o atendimento ocorra de maneira ágil, fator importante para o salvamento de vidas, na maioria das ocorrências.

Respectivamente, as novas unidades foram orçadas em R$ 3.702.177,48 (Pascoal Ramos) e R$ 3.847.176,76 (Morada do Ouro), investimentos procedentes da ala federal, com participação da Prefeitura de Cuiabá, recursos próprios.

Conforme o superintendente de Atenção Hospitalar da Saúde, Fábio Liberalli, as UPA's têm por característica promover uma assistência de maior complexidade, capacidade e resolutividade. "O atendimento diário de cada UPA pode chegar a 300 pacientes. Com isso, o PS tende a se tornar referência para exercer sua função original, a de urgência e emergência hospitalares".

Segundo a coordenadora de Atenção Secundária, Michele Kim, a previsão é que sejam seis médicos plantonistas em cada UPA e 18 leitos de observação 24 horas/ dia. "As UPA's atuam com a finalidade de promover o atendimento (estabilização) para casos de urgência e emergência. Na sequência, conforme a gravidade do paciente, ele é encaminhado para uma unidade especializada", explicou.