Saúde /

19 de Julho de 2013 10h07

UPA Morada do Ouro fez quase 40 mil atendimentos em um mês

19/07/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054

Com apenas 30 dias de funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento da Região Norte (UPA Morada do Ouro) já realizou quase 40 mil procedimentos médicos. Inaugurada em 15 de junho pelo prefeito Mauro Mendes, a UPA fez exatos 38.569 atendimentos, de acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde.

 

A área de abrangência da UPA é de aproximadamente 250 mil habitantes; a unidade conta com 200 funcionários, que realizam atendimentos de urgência e emergência, como vítimas de acidente, enfartados e outros. São 30 médicos contratados em regime de plantão de 12 horas – além de farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais.

 

O diretor da UPA Norte, Samir Katumata, alerta para o tipo de serviços oferecidos na unidade. “É importante que a população saiba a diferença de serviços básicos, oferecidos nos postos de saúde, e os de urgência e emergência. A UPA está equipada e os profissionais preparados para casos graves. Outros casos podem ser resolvidos perto de casa, nas unidades básicas de saúde”, explicou.

 

O secretário de Saúde de Cuiabá, Kamil Fares, está satisfeito com o andamento dos trabalhos na região. “É claro que ainda há muito que fazer. A UPA passa por um processo de adaptação. Acabou de abrir as portas e precisa se consolidar como uma unidade de atendimento de urgência e emergência”, afirmou.

 

Balanço – Na especialidade de clínica-geral, 3.978 consultas individuais foram realizadas e encaminhadas aos demais procedimentos oferecidos pela Unidade de Pronto Atendimento. Em pediatria, 1.200 crianças foram atendidas.

 

Além dos atendimentos, a UPA também realiza atividades de educação em saúde, como palestras, campanhas e orientações. No total, houve 1.990 atividades educativas aos moradores que procuraram a unidade, como educação sobre diabetes, pressão alta, tuberculose, gripes e outras.

 

Procedimentos como exames de raio-X, eletrocardiograma, administração de medicamentos, aferição de pressão e outros, totalizaram 14.773 atendimentos. O laboratório da unidade também superou a meta de 800 atendimentos para o primeiro mês, chegando a 845 exames.

 

Outras UPAs

 

Além da UPA Norte, no bairro Morada do Ouro, outras três unidades já estão com projetos encaminhados junto ao Ministério da Saúde. Cada uma das demais regiões da Capital receberá uma unidade.

 

O projeto da UPA Sul, no bairro Pascoal Ramos, está pronto e passa por avaliação do Ministério da Saúde e Conselho Municipal de Saúde. A ordem de serviço para a retomadas da obra foi dada pelo prefeito Mauro Mendes último no dia 5 de julho.

 

Os anteprojetos das UPAs Leste e Oeste (ainda sem endereços definidos) também estão prontos e passam por apreciação dos órgãos responsáveis, como Conselho Municipal de Saúde e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

 

“O objetivo é que, até a Copa de 2014, as três novas Unidades de Pronto Atendimento estejam prontas. Cada uma delas tem a capacidade de atender a 250 mil habitantes da região em que estiver instalada; isso ultrapassa a nossa população, que é de aproximadamente 600 mil pessoas. Como Cuiabá é responsável pelo atendimento médico de todo o Estado de Mato Grosso, nossa cidade deve estar pronta para isso”, afirmou Mauro Mendes.

 

As informações detalhadas do balanço do primeiro mês de atividade da UPA Norte (Morada do Ouro) podem ser vistas aqui.